Brasil conquista resultado inédito na maratona aquática


130 dias atrás
Por: #Santaportal - Em 15/07/2017 às 10:39
Brasil conquista resultado inédito na maratona aquática DIVULGAÇÃO/CBDA

Ainda era madrugada deste sábado (15/7) no Brasil quando Fernando Ponte e Victor Colonese caíram nas águas do lago Balaton, na Hungria, para disputarem a prova de cinco quilômetros, de Maratonas Aquáticas, no Mundial FINA de Desportos Aquáticos. Após quase uma hora, 54m47s10, Fernando Ponte, em sua estreia na competição internacional, garantiu a quinta colocação e conquistou o melhor resultado brasileiro na história da prova em Mundiais.

A prova foi muito boa, estou muito feliz com esse grande resultado. O objetivo era ficar entre os dez, mas chegamos perto da medalha. A prova foi bem equilibrada e consegui dosar bem, no início, economizando energia, mas sem deixar os primeiros abrirem muito. Quando virou a metade comecei a crescer, como havia combinado, e faltando 250 metros escutava a galera gritando, estava confiante e preparado. No final o ritmo apertou. Foi muito rápido, mas consegui me posicionar.

Foi emocionante – analisou Ponte. Fernando Ponte, de 25 anos, gaúcho de Porto Alegre, ainda irá representar o Brasil nos dez quilômetros e no revezamento por equipe. “Agora eu quero curtir o resultado, descansar e me preparar, porque na terça-feira tenho os 10 km, distância Olímpica, pra a qual eu treinei muito. Quero agradecer a todos que me apoiaram: família, amigos, namorada, o União (Grêmio Náutico, clube do atleta), torcida, muito obrigada!”.

A medalha de ouro ficou com o francês Marc-Antoine Olivier, 54m31s40, seguido de perto pelo italiano Mario Sanzullo, 54m32s10. Completando o pódio e abrindo o segundo pelotão, Timothy Shuttleworth, da Grã-Bretanha, com 54m42s10. Na reta final o campeão esteve à frente da prova sem receber grandes ameaças. Já o segundo pelotão, em que o brasileiro Fernando Ponte também estava, tinha cerca de 10 atletas, juntos, lutando por melhores posições no funil de chegada.

Victor Colonese, segundo brasileiro na disputa, completou o percurso em 55m46s70, somente um minuto e 15 segundos atrás do líder, comprovante a alto nível de competitividade da prova. Victor chegou embolado no terceiro pelotão e terminou na 40ª colocação.

O Brasil terá representante em todas as provas de Maratonas no Mundial. Amanhã, domingo, 16/07, será a vez de Ana Marcela Cunha e Viviane Jungblut, na prova de 10 quilômetros. Os Esportes Aquáticos do Brasil contam com recursos dos Correios - Patrocinador Oficial dos Desportos Aquáticos Brasileiros -, Lei Agnelo/Piva - Governo Federal - Ministério do Esporte, COB e Estácio. Fonte: CBDA

Calendário