Justiça Restaurativa agora é lei em Santos


132 dias atrás
Por: #Santaportal - Em 13/07/2017 às 12:11
Justiça Restaurativa agora é lei em Santos Santaportal

LEI- Conflitos entre estudantes agora podem ser mediados dentro da própria escola. O programa de Justiça Restaurativa, que funcionava em caráter experimental na Cidade desde 2014, agora é lei.

Oprograma foi implantadoem outubro de 2014, em noves escolas-piloto do município, apesar de existir no Brasil há mais de 10 anos. Hoje já funciona em 28 unidades da cidade, auxiliando quase 16 mil alunos, e será levado para as 81 unidades de ensino municipais.

Emagosto do do ano passadofoi realizada a capacitação de 106 novos facilitadores - professores, inspetores de alunos, cozinheiros, entre outros profissionais - que, agora, estão aptos a intermediar e prevenir ocorrências como bullying, vandalismo, brigas e problemas familiares por meio do diálogo entre os estudantes, familiares e educadores.

O modelo prevê a mediação dos conflitos por meio do diálogo entre os estudantes e a comunidade escolar, levando em conta também a reparação do dano mas não resultando em punição.

A Secretaria de Educação vai formar novosfacilitadores a partir do mês que vem, em um processo que dura um ano com aulas mensais. Cada escola vai encaminhar quatro servidorespara participar da formação.

Calendário