Músico e compositor santista Rogério Baraquet lança primeiro CD solo


75 dias atrás
Por: #Santaportal - Em 11/07/2017 às 11:54
Músico e compositor santista Rogério Baraquet lança primeiro CD solo DIVULGAÇÃO

Saber se reinventar, mas sem perder a essência. Assim pode ser caracterizado o trabalho deRogério Baraquet. O músico, cantor e compositor santista tem 52 anos,32deles na estrada e em diferentes projetos. Bastante conhecido na cena musical da Baixada Santista, o artista integrou bandas como Ecossistema (que dividiu palco Blitz e Titãs, entre outros nomes dos anos 80), Arte Cínica e Ex Máquina, e lidera os grupos Sidarta e The Classics.

Em dezembro de 2014, Rogério celebrou os 30 anos de carreira com show a céu aberto, no jardim da Pinacoteca Benedicto Calixto. Na ocasião, com o espaço lotado, ouviu de diversos colegas da classe artística e do público: estava mais do que na hora dele gravar suas próprias canções. E a hora chegou: em 15 de julho, um sábado, Rogério lançará seu primeiro CD solo, intitulado“Consequências”, num show com uma hora e meia de duração e diversas participações especiais de nomes consagrados da cena musical regional.

O ingresso tem valor simbólico deR$ 10e poderá ser adquirido no dia da apresentação, uma hora ants do show, na bilheteria do teatro. Na ocasião o CD estará disponível para venda.Consequênciasreúne traços da “velha” MPB, mas agrega estilos como pop, rock e atéinfluências do “samba joia” dos anos 70, características presentes em seu trabalho ao longo dos anos.

O álbum possui11 faixas inéditasselecionadas entre mais de 50, foi produzido pelo próprio Rogério de maneira independente, sem patrocínio ou apoio de editais públicos, durante seis meses. E estádisponível em plataformas online como Spotfy e iTunes.

Para a apresentação, o público poderá conferir as faixas do disco por uma banda ao vivo acompanhada por quarteto de cordas e diversos convidados como a musicista Débora Gozzoli, o trompetista Cássio Peixoto, um quarteto de cordas, entre outros profissionais renomados do cenário artístico santista.

Rogério Baraquet iniciou sua carreira em 1984 no circuito alternativo de rock paulista, com o grupo Ecossistema. Nesses 32 anos de carreira, além de atuar em diversas outras bandas relevantes do cenário local (Arte Cínica, Casa Rasta, Ex-Machina e Cara Pálida, entre outras), se tornou um dos pioneiros da MPB eletrônica,chegando a ser citado pela Revista Bizz em 1989. Participou de vários festivais de música e compôs trilhas para emissoras de rádio e peças deteatro. Atualmente é frontman das bandas The Classics e Sidarta. Com esta última, que lançou CD em fevereiro de 2014.

Entre mais pioneirismos - do punk bregacom os Paladinos do Amor, em 1994; e do dub no Brasil com o DubKilla, em 1995 – e muitas outras bandas nas quais passou, o legado é uma discografia de sete CDs, entre participações em bandas e coletâneas. Mas a grade maioria suas composições permaneciam inéditas.

Consequênciasé, sem dúvida, um álbum de MPB. No entanto, se distancia das novas caras da MPB atual por unir referências comobolero, newbossa, música pop e elementos eletrônicos. Traz, ainda, a energia suave do rock dos anos 70 e refrões assobiáveis. As referências desse trabalho passam por Tom Jobim, Djavan, Jorge Benjor e até mesmo Benito de Paula.

Longe de encerrar a história de Rogério, o discoéo início de uma trilogia que irá resgatar essas mais de três décadas de dedicaçãoàmúsica. Destaque para a faixa-título, finalistas por duas vezes em festivais: do Carrefour, em 1992, e da Tribo, promovido pelo jornal A Tribuna, em 1996.

Serviço
Show de lançamento do CD Consequências, de Rogério Baraquet. Sábado, 15 de julho, 21 horas noTeatro Municipal Brás Cubas. Avenida Senador Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias. Ingressos: R$ 10,00, disponíveis uma hora antes na bilheteria do teatro.

Calendário