Instituto Histórico de Santos abre exposição em homenagem a Martins Fontes


7 dias atrás
Por: #Santaportal - Em 16/06/2017 às 13:58
Instituto Histórico de Santos abre exposição em homenagem a Martins Fontes Reprodução/Wikipedia

EXPOSIÇÃO- O Instituto Histórico e Geográfico de Santos irá trazer uma grande exposição para homenagear o "poeta maior de Santos", o falecido José Martins Fontes. Nascido em 23 de junho de 1884, além de poeta, Martins era médico também e foi considerado um dos melhores de sua geração.

Sob a coordenação do jornalista Sergio Willians, a exposição narra a trajetória de Martins Fontes em grandes paineis. Além dos paineis, visitantes poderão conferir as duas salas montadas pelo instituto, uma é uma espécie de réplica do escritório do poeta, onde tem a máquina de escrever que foi utilizada por ele na Sociedade Humanitária dos Empregados do Comércio, o estetoscópio que ele usava em consultas, artefatos de bronze e quadros com fotos dele.

Já na outra sala tem um pequeno estúdio de gravação de vídeo, onde visitantes podem deixar suas homenagens, lendo poesias feitas pelo Martins Fontes. Depois as gravações vão ser editadas e colacadas em página especial do evento no Youtube.

Os paineis da história do grande poeta santista se encontram no salão principal, que também está a famosa máscara do poeta, guardada há décadas, e um álbum inédito com fotos do maior cortejo fúnebre da história santista.

A mostra trará também todos livros editados de José Martins Fontes, biografias publicadas sobre ele, uma delas é a "Vivendo Martins Fontes", de Edith Pires Gonçalvez Dias, sendo esta uma grande referência para montagem da exposição. “Esta exposição marca a abertura dos trabalhos para o público do Instituto Histórico em 2017. Nossa instituição está passando por grandes reformulações, visando a implementação do Museu Histórico de Santos, onde mostras como esta serão recorrentes”, disse o presidente do IHGS, Lupércio Mussi.

A exposição irá abrir às 17h amanhã (17) e segue aberta durante um mês e meio. Quem tiver interesse em visitar, precisa realizar agendamento prévio pelo telefone (13) 3222-5484 ou e-mail ihgs@ihgs.com.br. Escolas também podem fazer agendamentos. Já aos finais de semana, a mostra funcionará das 14h às 19h. O Instituto Histórico e Geográfico de Santos fica na Avenida Conselheiro Nébias, n° 689, no bairro Boqueirão, em Santos.