EUA anunciam revisão de acordo nuclear com o Irã; prazo é de 90 dias


8 dias atrás
Por: ANSA - Em 20/04/2017 às 08:34
EUA anunciam revisão de acordo nuclear com o Irã; prazo é de 90 dias Avi Ohayon / GPO

MUNDO - Após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar uma revisão do acordo nuclear assinado com o Irã, o secretário de Estado, Rex Tillerson, afirmou que a medida quer evitar uma nova Coreia do Norte.

"Sem fazer as verificações sobre o acordo nuclear, o Irã poderá seguir a mesma estrada que a Coreia do Norte. Os EUA devem avaliar cada ameaça feita pelo Irã", disse Tillerson nesta quarta-feira (19).

A informação sobre a revisão, apesar do próprio governo Trump ter afirmado que Teerã vem cumprindo com o que foi assinado em 2015, foi confirmada pelo porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, que classificou a medida como uma "prudência". O prazo dado pelo governo para fazer a revisão é de 90 dias.

"Se nós achássemos que tudo está correto, não teríamos pedido. Parte dessa verificação é para estabelecer se o Irã respeita o acordo e para formular recomendações sobre qual estrada seguir", disse ainda Spicer.

O documento assinado entre Irã, EUA e as potências europeias sempre foi muito criticado por Trump, que chegou a chamar o acordo de "o pior do mundo". Assinado durante o governo do então presidente Barack Obama, o documento foi fruto de anos de negociação e culminou com a retirada da maior parte das sanções econômicas contra os iranianos.

Segundo analistas, o risco dessa revisão é de que Trump volte a aumentar as sanções, voltando a causar uma crise com Teerã.

Calendário de notícias