Após 131 anos, São Vicente volta a receber um membro da família imperial brasileira


266 dias atrás
Por: #Santaportal - Em 20/03/2017 às 19:21
Após 131 anos, São Vicente volta a receber um membro da família imperial brasileira César Morgado/Divulgação Prefeitura Municipal de São Vicente

SÃO VICENTE - Após 131 anos, São Vicente voltou a receber oficialmente um membro da Família Imperial. O príncipe do Brasil, Dom Bertrand de Orleans e Bragança, foi recepcionado na tarde dessa segunda-feira (20) pelo prefeito Pedro Gouvêa, no Salão Nobre do Paço Municipal. O herdeiro da realeza brasileira seguiu à noite para o Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente (IHGSV) para ministrar a palestra “Brasil, passado glorioso e futuro promissor”.

O trineto de D. Pedro II veio à Cidade a convite do próprio Instituto, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, em comemoração aos 52 anos dos títulos “Cidade Monumento da História Pátria” e “Cellula Mater da Nacionalidade”, conferidos ao Município, por iniciativa do então deputado federal Athiê Jorge Cury.

“São Vicente é uma cidade que carrega marcas importantes. Será, por exemplo, o primeiro município brasileiro a comemorar o 5º centenário”, disse ele, pouco antes de elogiar as pinturas de Benedito Calixto que retratam as origens da primeira vila do País. “Já estive aqui em outras oportunidades, mas não de forma oficial”, comentou Dom Bertrand, citando as praias e a Ilha Porchat como atrativos principais.

Diante do interesse do príncipe, Pedro Gouvêa aproveitou a ocasião para formalizar um convite para que Dom Bertrand volte à cidade em janeiro de 2018 para assistir a um dia da Encenação da Fundação da Vila de São Vicente. “É um dos maiores espetáculos do mundo, que mostra a força do povo vicentino. Temos muito orgulho da nossa história, tenho certeza de que vossa alteza irá se emocionar”, destacou.

O secretário de Cultura, Fábio Lopez, contou que foi recebido pelo príncipe na Casa Imperial, em São Paulo, onde a vinda do príncipe foi definida. “Fico muito orgulhoso de termos essa visita ilustre em uma data tão importante”. Paulo Costa, adjunto da pasta, também enalteceu a oportunidade. “A última vez que um membro da família real esteve em São Vicente foi em 1886, quando a Princesa Isabel e o Conde D’Eu passaram por aqui”, ressaltou.

Conheça
Dom Bertrand Maria José Pio Januário Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Orleans e Bragança,Príncipe Imperial do Brasil e bisneto da Princesa Isabel e Gastão de Orleáns (o Conde D'Eu) é o segundo na linha sucessória ao trono do Brasil. Nascido em Mandelieu, no sul da França, durante o exílio da família imperial brasileira durante a Segunda Guerra Mundial, Dom Bertrand veio para o Brasil logo após o término do conflito. Na linha sucessória, é o atual príncipe imperial do Brasil pelo Ramo de Vassouras desde 5 de julho de 1981, quando seu irmão mais velho, Luís Gastão, que não tem filhos, assumiu o posto de Chefe da Casa Imperial Brasileira, herdado do pai.