São Vicente recebe Príncipe Imperial do Brasil nesta segunda-feira (20)


69 dias atrás
Por: #Santaportal - Em 19/03/2017 às 19:59
São Vicente recebe Príncipe Imperial do Brasil nesta segunda-feira (20) Reprodução/Wikipedia

SÃO VICENTE - O Príncipe Imperial do Brasil, Dom Bertrand de Orleans e Bragança, estará nesta segunda-feira (20), em São Vicente, para ministrar a palestra “Brasil, passado glorioso e futuro promissor”, às 19h, no Salão Nobre do Instituto Histórico e Geográfico da Cidade. O evento, organizado em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, é em comemoração aos 52 anos dos títulos ‘Cidade Monumento da História Pátria’ e ‘Cellula Mater da Nacionalidade’, conferidos ao município.

O trineto de D. Pedro II será recebido pelo prefeito Pedro Gouvêa no Paço Municipal, às 17h. No encontro, também estarão presentes o vice-governador Márcio França e demais autoridades.

Dom Bertrand Maria José Pio Januário Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Orleans e Bragança, Príncipe Imperial do Brasil e bisneto da Princesa Isabel e Gastão de Orleáns (o Conde D'Eu), é o segundo na linha sucessória ao trono do Brasil, caso a monarquia perdurasse até os dias atuais.

Nascido em Mandelieu, no sul da França, durante o exílio da família imperial brasileira durante a Segunda Guerra Mundial, Dom Bertrand veio para o Brasil logo após o término do conflito. Na linha sucessória, é o atual príncipe imperial do Brasil pelo Ramo de Vassouras desde 5 de julho de 1981, quando seu irmão mais velho, Luís Gastão, que não tem filhos, assumiu o posto de Chefe da Casa Imperial Brasileira, herdado do pai.

Confira a agenda do príncipe:
- 17h - É recebido no Paço Municipal pelo prefeito Pedro Gouvêa, pelo vice-governador Márcio França e demais autoridades, seguindo a pé para a Casa do Barão, sede do Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente, onde será recepcionado pela diretoria da entidade, avistando-se com representantes do Círculo Monárquico da região.

- 18h - No IHGSV, o Príncipe descerra placa alusiva à visita. Na sequência, abre a exposição “Clássicos no Museu II”, com obras de grandes pintores brasileiros e estrangeiros. Paralela à exposição acontece a mostra de armas medievais da Empresa Ibéria, a mais antiga e tradicional fábrica do gênero, cuja sede fica em São Vicente.

- 19h - Tem início a palestra “Brasil, passado glorioso e futuro promissor”, ministrada pelo Príncipe Dom Bertrand, no Salão Nobre do Instituto.