Horário de verão termina a 0 hora deste domingo (19)


247 dias atrás
Por: #Santaportal - Em 17/02/2017 às 09:00
Horário de verão termina a 0 hora deste domingo (19) Arquivo/Agência Brasil

BRASIL - Termina a zero hora deste domingo (19) o horário de verão. Os relógios devem ser atrasados em uma hora em todos os Estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Distrito Federal. O objetivo principal do horário de verão é aproveitar melhor a luz solar, sobretudo nos horários de pico, além de conscientizar as pessoas sobre o uso da energia. O Ministério de Minas e Energia estima ter economizado cerca de R$ 147,5 milhões.

A Eletropaulo, concessionária de energia elétrica de 24 municípios de São Paulo, afirmou que os clientes economizaram aproximadamente 80,8 gigawatts-hora (GWh). Com esse volume, diz a companhia, é suficiente para distribuir energia durante um mês aos municípios de São Caetano do Sul e de Vargem Grande Paulista, que têm cerca de 159 mil e 50 mil habitantes, respectivamente.

O horário de verão foi instituído pela primeira vez no Brasil no verão de 1931. Atualmente, a medida é empregada sempre a partir do terceiro domingo de outubro até o terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte. A alteração não vigora nos Estados do Norte e Nordeste.