Unisanta realiza Trote Solidário em prol do Hemonúcleo de Santos e do Instituto Neo Mama

A campanha é voltada aos calouros e veteranos da Universidade, mas a comunidade também pode participar. 

Mais uma vez, calouros e veteranos da Universidade Santa Cecília (Unisanta) terão a oportunidade de iniciar ou dar continuidade à trajetória universitária participando de ações sociais, que contribuem com sua formação como futuros profissionais e principalmente como cidadãos.

As aulas começam dias 3 e 4 de fevereiro. Na mesma semana, os estudantes serão recebidos com duas importantes campanhas:

Doação de cabelo para o Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama
Dias 5 e 6 de fevereiro, das 9h às 12h e das 18h30 às 21h, no pátio do Bloco M da Universidade, Rua Oswaldo Cruz, 277, haverá corte de cabelo solidário (a partir de 15cm de cabelo), com doação para o Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama. A ação tem apoio de Leandro Azevedo Studio. A campanha também é aberta à comunidade, que pode cortar o cabelo no local ou trazer já cortado.

Doação de sangue e cadastro de doadores de medula óssea
Nos meses de férias, os bancos de sangue normalmente registram queda do número de doadores. Este quadro se agrava agora com a aproximação do Carnaval.

Diante dessa preocupante realidade, a Unisanta também recebe calouros e veteranos com a Campanha de doação de sangue e cadastro de medula óssea, com apoio da Associação Pró-Medula.

Os interessados em doar sangue ou se cadastrar como possíveis doadores de medula óssea devem se dirigir ao Hemonúcleo de Santos, que fica no Hospital Guilherme Álvaro, de segunda a sábado, das 8h às 12h30. O endereço é Rua Oswaldo Cruz, 197, bem ao lado da Unisanta.

Medula
Quando não há um doador entre os parentes, a solução para o transplante é procurar um doador compatível entre a população regional ou mundial. Para se cadastrar no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME) e se tornar um possível doador de medula óssea, é muito simples. O candidato a doador deve informar no Hemonúcleo de Santos o seu desejo de se tornar um doador. Será retirada uma pequena quantidade de sangue (5 ml) do candidato a doador. É necessário apresentar o documento de identidade. A convocação para realizar a doação pode demorar alguns anos ou nem chegar a acontecer.

Requisitos para a Doação de Sangue:
Pesar no mínimo 50 kg; estar em boas condições de saúde; estar alimentado, porém evitar refeições pesadas (gordurosas) nas três horas que antecedem a doação.

Obs: Os doadores menores de 18 anos, acompanhados por um adulto, maior de 21 anos, deverão levar o Termo de Autorização de doação preenchido (www.colsan.org.br), com firma reconhecida em cartório, documento de identidade original com foto do menor e do responsável legal e cópia simples do documento de identidade de ambos que ficarão arquivadas na instituição.

Quem não pode doar?
Quem estiver com sintomas gripais ou febre; ter risco acrescido para doenças transmissíveis pelo sangue (usuário de drogas injetáveis e inalatórias, prática de sexo não seguro e vários parceiros sexuais ou ser parceiro sexual de portadores de infecções por HIV ou Hepatite); tiver feito tatuagem ou piercing nos últimos 12 meses; tiver se submetido à cirurgia nos últimos seis meses; estiver grávida ou amamentando a menos de 12 meses; tiver realizado parto ou aborto nos últimos três meses;  apresentar histórico de doença hematológica, hepática ou renal, câncer, epilepsia, hepatite, doença de Chagas ou malária, antecedente de asma grave ou choque anafilático.

Além de: histórico nos últimos 30 dias de febre, manchas na pele, dor no corpo ou outros sintomas que possam sugerir arboviroses (Dengue, Zika vírus e Chinkungunya); ter contraído Hepatite após os dez anos de idade; fazendo o uso de antibióticos e antiinflamatórios com menos de 30 dias;  vacina da gripe após as 48 horas; outras vacinas esperar 30 dias;  consumo de bebida alcoólica no dia em que antecede a doação; tratamento dentário (extração de dente ou implante) esperar 30 dias; endoscopia e colonoscopia a menos de seis meses.

 

 

  • Publicado por: Santa Portal
  • Postado em: quarta-feira, 29 jan 2020 08:46Atualizado em: quarta-feira, 29 jan 2020 08:51

Comentários (0)

Enviar Comentário
     
Sobre
As novidades, conquistas e alegrias de um dos maiores complexos educacionais do país. Um blog para quem tem orgulho de ser do Santa!