09/05/2017

Conheça oito fatos curiosos sobre o Vaticano, o centro do catolicismo no mundo

Por Gustavo Klein /Santaportal em 09/05/2017 às 11:59

Conhecido como a sede mundial da Igreja Católica, o Vaticano é um lugar cheio de curiosidades. É capital e país ao mesmo tempo, por exemplo. Conheça 8 fatos que você provavelmente não sabia sobre a casa do Papa!

Menor país do mundo
O Vaticano é uma Cidade-Estado que fica inteiramente dentro de Roma. Tem um quilômetro de comprimento por meio quilômetro de largura. É dividida do resto da capital italiana por altos muros.

Quem nasce no Vaticano é…
Embora a Cidade-Estado tenha pouco mais de 800 moradores, são raríssimos os bebês que nascem no local. A taxa de natalidade é próxima de zero. E os que nascem acabam herdando a nacionalidade de seus pais. Ou seja: não há ninguém cuja nacionalidade, na certidão de nascimento, seja o Vaticano.

A casa do Papa
O Papa mora em um palácio que tem 5 mil quartos, 300 banheiros e 100 gabinetes de leitura. São 200 salas de espera, também. O Palácio Apostólico Romano abriga, também, o Museu do Vaticano e a famosa Capela Sistina, que tem afrescos pintados por grandes nomes do Renascimento, como Michelângelo, Rafael e Botticelli.

Administração
A forma de governo do Vaticano pode ser definida como uma monarquia eletiva. O país é governado pelo Bispo de Roma, que é eleito pelo Conclave após a morte ou abdicação do antigo bispo. O atual governante é o Papa Francisco.

Economia
A moeda do Vaticano, como de outros países europeus, é o Euro. Com exceção do Banco do Vaticano, que concentra as doações de fiéis em todo o mundo, a receita do país vem da venda de entradas para os vários museus, dos correios e pela venda de selos, moedas e lembranças do lugar.

Exército
Sim, o Vaticano tem exército! A Guarda Suiça, criada há 511 anos para proteger o Papa e é composta por 110 militares. Para fazer parte da Guarda Suiça é preciso ser homem, ter entre 18 e 30 anos, ter no mínimo 1m74 de altura, ser católico (claro) e não ser casado, entre outras exigências. O tempo máximo de serviço é de 20 anos, que são renovados a cada 2 anos.

Cultura
Como qualquer capital europeia, o Vaticano respira cultura. E algumas das obras de arte mais valiosas do mundo fazem parte do acervo de seus museus, incluindo muita arte considerada pagã e um bom acervo dos artistas renascentistas, como Botticelli, Rafael e Michelângelo. A própria arquitetura do Vaticano é digna de visita.

História
A área onde se situa o Vaticano tem uma grande importância histórica que vai muito além da ligação com a Igreja Católica. Era exatamente nesse lugar que os antigos imperadores romanos Calígula e Nero construíram o circo onde eram mortos os primeiros cristãos. O obelisco do Vaticano é o único resquício visível desse período e foi construído pelo próprio Calígula. Antes disso, a área do Vaticano era um local sagrado onde se erguia o oráculo do deus Vagicanus, depois Vaticanus, um antigo deus etrusco. Foi também em algum ponto deste pequeno país que o primeiro Papa, São Pedro, foi crucificado, de cabeça para baixo.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.