Reprodução/Internet Reprodução/Internet

Você sabia? Proteína encontrada nas lágrimas pode gerar eletricidade

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Limerick, na Irlanda, descobriu que é possível gerar energia elétrica através da lisozima, uma proteína encontrada nas lágrimas, claras de ovos, saliva e leite de mamíferos.

O grupo de pesquisadores estava procurando novas formas de produzir energia de forma sustentável, quando constataram que seria possível gerar eletrecidade por meio desta proteína.

Os cientistas cristalizaram a lisozima com calor e aplicaram uma certa quantidade de pressão nos cristais. Depois, usaram eletrodos para medir a voltagem que a proteína gerou e comprovaram a possibilidade desta molécula de produzir energia elétrica.

Segundo a líder da pesquisa, Aimee Stapleton, a descoberta é uma novidade, embora a lisozima não produza tanta eletricidade."Embora não seja muita energia gerada, é comparável aos materiais elétricos tradicionais", disse.

A técnica utilizada pelos pesquisadores foi a piezoeletricidade, que através de um estímulo mecânico, permite que cristais, como o quartzo, consigam gerar eletricidade.

Além de ser uma importante descoberta para o meio ambiente, o resultado pode ser utilizado no ramo da medicina, como, por exemplo, na liberação de drogas no corpo humano usando a lisozima.

 

 

Leia Mais

A batalha das baterias: veja quais são os celulares que chegam ao fim do dia com carga

A bateria do seu celular acaba muito rápido? Pois saiba que você não é o único! Uma pesquisa do Instituto Proteste testou o desempenho de 88 aparelhos que são comercializados no Brasil. E, de acordo com esse teste, apenas 13 têm uma bateria que aguenta um dia inteiro de uso.

A melhor delas é a do top de linha da Samsung, o Galaxy S8, seguido pelo G6, da lg, e pelo iPhone 6s plus, da Apple. De acordo com o instituto, ter uma capacidade maior de bateria não garante longa durabilidade, já que outros fatores, como sistema operacional e o hardware do aparelho também influenciam no consumo de energia.

 

 

Leia Mais
  • Publicado por: Gustavo Klein
  • Postado em: terça-feira, 29 ago 2017 11:17
Reprodução/EPA Reprodução/EPA

Facebook e Instagram sofrem instabilidades neste sábado (26)

Usuários do Facebook e do Instagram relataram instabilidades e problemas para acessar as redes sociais neste sábado (26). Ao tentarem fazer login, internautas receberam mensagens de "erro" que informavam que o sistema passa por uma "manutenção obrigatória".

Já quem conseguiu acessar as redes sociais relatou lentidão no carregamento dos conteúdos e na atualização das páginas. As falhas começaram por volta das 9h de Brasília e atingem a Europa, os Estados Unidos e o Brasil. Os problemas ocorrem tanto nas versões mobile quanto para desktop.

 

 

Leia Mais
  • Publicado por: Redação #Santaportal, com informações da Agência ANSA
  • Postado em: sábado, 26 ago 2017 13:39Altualizado em: domingo, 27 ago 2017 11:39
  • Facebook   Instagram   instabilidade   
DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO

Jogos eletrônicos podem virar modalidade olímpica em Paris 2024

Cada vez ganhando mais espaço no cenário mundial, as competições de games, conhecidas como "e-sports", poderão virar uma modalidade olímpica nos Jogos de 2024, em Paris. O presidente do departamento de candidaturas dos Jogos Olímpicos de 2024, Tony Estanguet, confirmou que se reunirá em breve com o Comitê Olímpico Internacional (COI) e com os grandes representantes da indústria dos jogos eletrônicos para avaliar a entrada da modalidade nas Olimpíadas de Paris.

"Temos de avaliar a possibilidade, porque não podemos dizer que não nos diz respeito ou que não tem nada a ver com as Olimpíadas. Os jovens se interessam pelos e-sports e coisas do gênero. Vamos ver. Vamos nos reunir com eles. Vamos ver se conseguimos estabelecer algumas pontes", comentou Estanguet.

Além da provável inclusão da modalidade nas Olimpíadas de 2024, o Conselho Olímpico asiático já estuda a possibilidade do "e-sports" ter diversas competições nos Jogos Asiáticos de 2022, que serão realizados em Hangzhou, na China.

O e-sports é um fenômeno mundial que vem ganhando cada vez mais fãs, principalmente de jovens. Sua popularidade aumentou devido ao lançamento do game para PC League of Legends, que reúne milhares de pessoas em ginásios para assistirem às competições.

Em agosto, foi realizado o torneio "The International", a maior competição do game "Dota 2" do mundo, que teve premiações aos vencedores de mais de US$ 24 milhões.

 

 

Leia Mais
  • Publicado por: Agência Ansa
  • Postado em: terça-feira, 22 ago 2017 11:30Altualizado em: quarta-feira, 23 ago 2017 17:22
  • games   olimpíadas   paris 2024   
Divulgação Divulgação

Os lançamentos mais aguardados de 2017 chegam em agosto

Game over para a espera dos fãs de games. Em agosto, mais de 30 jogos serão lançados para o alívio ou ansiedade dos amantes de jogos virtuais.

Entre as principais atrações estão The Lost Legacy de Uncharted (uma série de videogames de ação-aventura produzida pela Naughty Dog); o Madden 18 para Xbox One e PlayStation 4; os esperados Sonic Mania; Mario +Robbins para Nintendo Switch e a versão atualizada do clássico StarCraft da Blizzard.

Confira lista de lançamentos:
1 de agosto:
CastleStorm VR – PS4;

Dino Frontier – PS4;

The Long Dark – Xbox One, PS4, PC.

2 de agosto:
Tacoma – Xbox One, PC.

4 de agosto:
Sine Mora EX – Xbox One, PS4, PC.

8 de agosto:
Mega Man Collection 2 – Xbox One, PS4, PC;

Hellblade: Senua's Sacrifice – PS4, PC;

Comet Crash 2: The Kronkoid Wars – PS4;

LawBreakers – PS4, PC;

Batman: The Enemy Within – Episódio 1 – Xbox One, PS4, PC;

Graceful Explosion Machine – PS4;

Cat Quest – PC.

10 de agosto:
West of Loathing – PC;

Flip Wars – Switch.

11 de agosto:
The Escapists 2 – Xbox One, PS4, PC.

14 de agosto:
StarCraft Remastered – PC.

15 de agosto:
Agents os Mayhem – Xbox One, PS4, PC;

Observer – Xbox One, PS4, PC;

Sudden Strike 4 – PS4, PC;

Matterfall – PS4;

Sonic Mania – Xbox One, PS4, PC, Switch;

Undertale – PS4, Vita;

Night Trap: 25th Anniversary Edition – PS4 e PC;

Troll and I – Switch.

16 de agosto:
Conan Exiles – Xbox One.

22 de agosto:
Uncharted: The Lost Legacy – PS4;

Mages of Mystralia – PS4;

White Day: A Labyrinth Named School – PS4, PC;

Bleed – Xbox One, PS4;

25 de agosto:
Madden 18 – Xbox One, PS4;

Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm Legacy – Xbox One, PS4, PC.

29 de agosto:
Mario + Rabbids Kingdom Battle – Switch;

Dead Alliance – Xbox One, PS4, PC;

The Coma: Recut – Xbox One, PS4, PC;

Killing Floor 2 – Xbox One;

Warriors All Stars – PS4, PC;

Windjammers – PS4, Vita;

Everybody's Golf – PS4;

XCOM 2: War of the Chosen – Xbox One, PS4, PC.

 

 

Leia Mais
  • Publicado por: Redação #SantaPortal
  • Postado em: quarta-feira, 02 ago 2017 18:26Altualizado em: quarta-feira, 02 ago 2017 19:58
      Página Posterior >>
Sobre
Todos os lançamentos de gadgets. Os novos celulares. Os games mais recentes para celulares, computadores e consoles de videogames. A cada semana fazemos análise de um app novo. Também aqui você encontra as notícias mais recentes sobre ciências.