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Você pisa para dentro ou para fora? Sua coluna pode estar igual.

COLUNA - Eu entrei em 2020 com muitas reflexões, até porque passei por uma mudança de endereço e, todo mundo sabe o que isto representa, muitos gasto, muita bagunça, um estresse para organizar tudo, a cabeça não para nem para dormir, sem tempo para treinar (olha a desculpa!!!), e por aí vai, com isto minha coluna começou a reclamar, e passei a andar observando a minha postura, a praticar os conceitos das aulas de pilates nas atividades do dia a dia, entre elas andar e carregar muita, inúmeras coisas pesadas.

Neste período reflexivo e bagunçado, que inclusive fiquei sem escrever aqui em nosso cantinho da saúde, o Santa Portal, eu andava na rua observando a postura dos transeuntes, desde crianças até os mais idosos e reparei como temos uma postura ruim ao andar, ao carregar pesos nos braços ou nos ombros, quantas pessoas sem equilíbrio e que mau conseguem andar numa linha reta. Isto particularmente me deixa irritada, quem não? Tento passar pelo lado direito a pessoa vai para a direita vou para a esquerda a pessoa vai para a esquerda, precisam da calçada inteira só para elas...rsrsrs... quem já não passou por isto, principalmente naqueles dias que estamos com mais pressa.

Baseando-me nisto, comecei a associar o tipo de pisada com a postura das pessoas, e a grande maioria pisa com os pés para dentro, pés planos (chatos), e com isto os joelhos tomam a conhecida posição de “X”. Há muitas outras coisas, mas por hoje vou me ater a isto, até porque, a grande maioria das pessoas pisam desta forma. O que mais me assustou foi ver a quantidade de crianças e adolescentes, independente do biotipo, pisando desta maneira e entortando os joelhos para dentro.

O que tem isto com a coluna? Tudo! A postura da coluna também entorta, pois isto traz um cansaço, um gasto de energia desnecessário e com o tempo as dores nas costas virão após ou até mesmo junto com as dores do joelho desgastado, e em nossa cidade e região, por conta do calor, isto ainda piora.

O que fazer, não só por você, mas também pelos seus filhos, seus netos para que isto não ocorra? Exercícios para os pés, muitos, é minha recomendação. A melhor parte é que são simples e podem ser feitos quase brincando. Estimule seus pés!

Alguns exercícios para nós que moramos na praia: andar descalço na areia fofa e dura (vá e volte pelo mesmo caminho), agarrar a areia com os dedos do pé (faça um castelinho com a areia agarrada pelos dedos dos pés), andar na beirada do mar, veja quantas possibilidades. Não gosta ou não dá para ir à praia? Pegue uma toalhinha de rosto, ou de lavabo, coloque no chão, sente-se numa cadeira de frente para ela e comece a agarrar a toalha com os dedos até puxar ela inteirinha e depois abra ela inteirinha novamente (faça com os dois pés... se não vai ficar torto!). Devo advertir, pode até dar câimbra, mas não desista, repita muitas vezes, os músculos, os tendões e cartilagens vão agradecer e fortalecer. Pegue bolinha de tênis ou de frescobol, coloque o pé em cima e passe pelo pé todo, pelo lado, massageie. Não é simples?

Vou pedir mais uma coisa, uma pequenininha, fazer uma experiência para sentir esta relação entre pé e coluna: Fique em pé de frente para uma parede a um braço de distância mais ou menos, agora sem sair deste lugar, coloque a sua cabeça na parede. Coloque o peso de seu corpo no calcanhar, o que acontece? A cabeça fica pesada na parede, parece que estamos empurrando, dói. Agora coloque o peso do corpo, mas nos dedos do pé, principalmente no dedinho e no anelar (do lado do dedinho), o que acontece? Como mágica, sua cabeça fica leve. Sentiu? Isto é a prova que andar usando seu pé inteiro, principalmente os dedos dos pés do lado de fora, faz com que seu peso seja distribuído por todos os músculos do corpo, trazendo leveza e postura para a sua coluna.

 

 

  • Publicado por: Elisabeth Victorazzi
  • Postado em: sexta-feira, 06 mar 2020 10:44

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