DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO

Um coach para emagrecer?

O coach é um profissional que conduz o seu cliente (o coachee) em um processo para atingir metas e objetivos desejados. Ele o conduz a reavaliar sua situação e estado atual, além de permitir o planejamento de cada etapa para que se alcance o estado desejado de sonhos e objetivos, sempre de maneira realista e efetiva.

No caso do Coach de Emagrecimento, é possível descobrir e ampliar seus recursos e potenciais em busca do peso desejado, utilizando diversas técnicas e instrumentos durante o processo, ampliando sua consciência corporal, alimentar, tudo em prol de sua saúde e de sua vida.

Os índices de sobrepeso e obesidade vem aumentando em todo o mundo, com números alarmantes. Nos Estados Unidos, cerca de dois terços da população têm sobrepeso e obesidade. No Brasil, esse índice é de mais de 50%.
É um processo complexo de adoecimento que envolve questões relacionadas à alimentação e consciência corporal, à saúde física, psicológica e também social e deve ser abordada de maneira multidisciplinar para que os resultados possam aparecer de forma saudável e consistente.

Um dos grandes pilares do trabalho de um coach de emagrecimento é complementar e potencializar as ações de outros profissionais em uma equipe multidisciplinar, que pode ser composta por médico, educador físico, psicólogo e nutricionista, em que cada um tem seu papel de acompanhar e orientar a pessoa que quer e precisa emagrecer.

No caso de um profissional da saúde, a exemplo de um médico ou nutricionista, torna-se possível que este oriente seu coachee acerca de sua alimentação, ponto-chave em qualquer processo de emagrecimento saudável. Não me refiro aqui às dietas altamente restritivas e de difícil acompanhamento seguidas por tantos, cujos resultados apresentados são apenas à curto prazo, não à médio e longo, como acaba consolidando-se um verdadeiro processo de reeducação alimentar, de conscientização e transformação da maneira como o coachee se percebe e se porta perante a sua saúde e a vida, tudo visando que os reflexos do processo se deem de forma permanente, com a conquista do peso desejado com saúde e qualidade de vida.

Quando for procurar um coach, em qualquer área de atividade que este atue, certifique-se de sua formação profissional, procure informações sobre a instituição em que se formou, sua experiência, referências, conheça como foi seu trabalho com pessoas que já passaram por um processo com ele. Quanto mais informação e referências, mais você se certificará que está diante de um profissional sério e competente para orientá-lo na conquista de suas metas.

Muita paz e saúde a você e aos seus!

(*) Roberto Debski é médico, especialista em homeopatia e acupuntura pela Associação Médica Brasileira. É também psicólogo, coach de emagrecimento e trainer em programação neurolinguística e facilitador em constelações familiares e sistêmicas

 

 

  • Publicado por: Roberto Debski
  • Postado em: quinta-feira, 27 jul 2017 10:03Altualizado em: quinta-feira, 27 jul 2017 19:17

Comentários (0)

Enviar Comentário
     
Sobre
Muito mais importante do que remediar é prevenir. Em saúde, este assunto é ainda mais importante. Aqui neste espaço você vai encontrar textos de gente que entende do assunto e promoção de uma vida saudável, no corpo e na mente.