Gastar pelo menos 120 minutos por semana na natureza está associado com boa saúde e bem-estar

Muito se sabe, intuitivamente, mas poucas pesquisas científicas relacionadas a este tema são realizadas ao redor do mundo. Mas agora foi dado um “chute” inicial, um grupo de pesquisadores da European Center for Environment and Human Health, University of Exeter Medical School, chegou a algumas conclusões iniciais fantásticas.

Foram acompanhados quase 20 mil pessoas de diferentes etnias, classes sociais, em perfeita saúde ou com algum tipo de patologia crônica, que praticam ou não atividade física, e com idade de 16 a 65 anos, que moram em bairros arborizados ou em lugares mais urbanizado. E a conclusão foi que quando estas pessoas foram caminhar em lugares abertos como parques, florestas e praias, num total 60 a 119 minutos, eles relataram sentirem melhora de saúde e bem-estar.

Esta pesquisa começou devido a alguns dados de que pessoas que moram em bairros mais arborizados, com menos barulho, ou praias têm uma condição de saúde melhor. Em geral, estas áreas também estão destinadas a pessoas de alta renda, em função do valor do mercado. Então, por que não estudar, se este benefício pode ser conseguido de outras maneiras? Por isso a importância desta pesquisa inicial e que muito ainda terá para ser descoberto.

Por ora, olhe a felicidade e prazer de saber que se você fizer entre 1 e 2 horas de atividade ao ar livre terá uma melhora de saúde e bem-estar. Sim, nem mais nem menos, esta é a conclusão! Quem fez menos de uma hora não obteve resultado nenhum. Porém, quem fez mais do que este tempo, relatou melhora de saúde, mas a de bem-estar fica linear e até decresce. Portanto, não adianta exagerar, tem que ser prazeroso. Que maravilha, não é?

Eu tenho a sorte de morar em uma cidade de praia, com um jardim maravilhoso, e caminhar à beira mar ou no calçadão. Às vezes, chego em casa meio cansada, meio desanimada, penso em não ir, mas então fico determinada e lembro da sensação que vem depois. Cansa, cansa sim, mas depois a recompensa de respirar melhor é imediata. A sensação de conseguir, do dever cumprido em fazer um bem para mim, desligar a cabeça por instantes ou até organizar a agenda inteira, ou a aquela sensação de “estou me sentindo tão bem, é bom demais”, não tem preço. Já fez isto? Faça!

Além disso, a pesquisa mostrou que o resultado é o mesmo para quem faz isso em pequenos tempos por semana ou de uma vez só. Assim, se sua desculpa é a falta de tempo, faça no final de semana, vá para uma trilha, vá para uma cachoeira, vá para a piscina, jogue tênis de campo, de areia, tamboréu, faça canoagem, stand up, ande de bicicleta, caminhe em volta de um parque... há tantas opções que nem custam nada, só dependem mesmo de você.

Neste último mês, eu tirei férias e fui fazer muitas trilhas num parque nacional chamado Yosemite. E, para minha surpresa, muitas famílias com crianças pequenas, até mesmo de colo, cadeirantes, senhores com bengalas, e casais amigos de uma vida inteira, jovens de todas as idades, todos caminhando. Tinham os “normais” e os atléticos (vamos chamar assim..rs). Mas, em sua grande maioria, nós, os normais, e todos felizes dentro de suas limitações. Definitivamente, não há desculpas para não buscar uma vida mais saudável e de qualidade.

Dê o primeiro passo! Abra a porta de sua casa, dê uma volta pela quadra de sua casa, depois aumente um pouco, convide um amigo... caso você não tenha disposição para fazer sozinho, deixe a preguiça de lado. No começo, a musculatura vai doer um pouquinho, para quem não faz nada, mas é só começar e seguir em frente e sentir a sua vida mudar. Como diz aquele ditado: comer e coçar e só começar! Vamos mudar para: andar e passear, é só começar?

Ah!!! Não vale sair para fazer compras, isto não é “curtir” a natureza. Aliás, guarde este dinheiro para fazer uma turma e ir viajar, passear, isso sim vai melhorar a vida, curar a alma e abrir horizontes para qualquer que seja a sua limitação.

Nesta pesquisa tinham pessoas com quadro de câncer e até mesmo para eles foi positivo o resultado de bem-estar. Não é isso que importa na nossa vida? Nos sentirmos bem?

A pesquisa não diz para você fazer ginástica, correr, caminhar rápido, alongar... apenas sair para andar ao ar livre, mas se isto for aliado a uma atividade física, acreditamos que ainda será mais benéfico.

Uma foto para inspirar... tomara que funcione pra vocês. Podem contar comigo desde já! Abraço no coração .

blog201971751847.jpg

 

 

  • Publicado por: Elisabeth Victorazzi
  • Postado em: segunda-feira, 01 jul 2019 15:09

Comentários (0)

Enviar Comentário
     
Sobre
Muito mais importante do que remediar é prevenir. Em saúde, este assunto é ainda mais importante. Aqui neste espaço você vai encontrar textos de gente que entende do assunto e promoção de uma vida saudável, no corpo e na mente.