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Projeto Verão para toda a vida – Abdominal “Sarado”

É de encher os olhos ver os modelos de revistas, youtubers e bloggers com aquelas barrigas brilhando de suor (na realidade óleo mesmo), bronzeados e cheios de gominhos, não é? Você quer uma igualzinha? Eu também, claro, quem não?

Agora, a realidade é que para chegar a este resultado há de se fazer mais do que os 10 minutos por dia, ou 5 exercícios diários, como se prometem por aí. Cuidado, não se engane, não existe resultado sem muito esforço e determinação, e pior, sem orientação adequada pode lesionar sua coluna e causar frustração por não obter os resultados como prometido.

Para se ter um abdominal “sarado”, não basta infinitos e diários exercícios, é necessário uma dieta balanceada, é necessário o acompanhamento de um profissional qualificado nas áreas física e nutricional e, principalmente, sua determinação em parar de beber bebidas alcóolicas, se sujeitar a dietas “questionáveis” a base de muita proteína e muitos suplementos que nem se sabe o que tem dentro destes preparos, é viver em função do corpo perfeito, pois é assim que eles ganham a vida, pois esta é a profissão deles.

Te pergunto agora, você realmente precisa deste abdômen cheio de gominhos, ou abdômen saudável estaria bom para você? Se sua resposta for sim... continue comigo, caso não, sugiro um cirurgião plástico e em seguida um personal e nutricionista para manter o corpo esculpido artificialmente.

Um abdômen saudável é um abdômen forte a ponto de sustentar a sua coluna desde a lombar até a sua torácica (o meio de suas costas), é compreender que é necessário, sim, colocar o abdômen para dentro e para cima o dia inteiro, seja em pé, sentado, deitado, não é para relaxar um minuto se quer. Abdômen saudável é fazer isto e ainda inspirar sem soltá-lo e expirar puxando ainda mais para dentro e para cima. Isto é possível? Sim e vamos começar agora, e garanto, se não desistir de fazer o que será ensinado aqui, este padrão se tornará automático e a sua coluna, seu corpo inteiro, inclusive pés e joelhos, irão sorrir e ao longo dos meses e anos, você terá um abdômen adequado e harmonioso com seu corpo e em sintonia com seus costumes alimentares, aqueles que te fazem felizes. Muito embora, na medida que se progride nos resultados físicos, a mente acompanha e a autoestima cresce.

Pronto para trabalhar sua massa muscular do abdômen? Sugiro um primeiro exercício para entender o que é colocar a barriga para dentro e para cima. Sente-se encostada em uma parede, e encoste suas costas inteira nela... ops!!! Ficou um buraco? Então é a hora, empurre a barriga lá para a parede, não deixe as costas (muito menos a lombar) e os ombros descolarem da parede, e para isto, vai precisar puxar a barriga para cima, mas ATENÇÃO, alivie a tensão do pescoço, mantenha somente a barriga contraída, muiiiiiiito contraída, e se parar para perceber o que está acontecendo com seu corpo verá que os glúteos (o bumbum) foram ativados e junto as coxas internas. Todo o trabalho de sustentação de sua coluna foi ativado por este simples movimento. Ufa! Intenso, não é? Porém, não terminamos ainda, agora inspire enquanto empurra o abdômen para dentro e para cima e expire, encolhendo mais ainda o abdômen para dentro e não pare, faça isto por pelo menos 10 inspirações e expirações bem profundas e longas, todos os dias e muitas vezes ao dia. Use sem restrição.

Com a consciência corporal de como devemos usar nosso abdômen para sustentar nossa coluna e para ser forte e com massa magra boa e consistente, faça isto o tempo todo, andando, sentada, descansando ou trabalhando, tomando sol ou dirigindo, segurando bolsa ou um bebê, pegando alguma coisa do chão ou empurrando qualquer coisa. Faça isto sempre com seu abdômen e não esqueça da respiração, ela ajudará no momento que o cansaço e o desânimo vierem.

Lembre que os melhores resultados são aqueles que conquistamos dia a dia com esforço e determinação. Pense que enquanto somos novos, o corpo aceita tudo, mas lá na frente este simples movimento dará a independência de movimento até o final de nossos dias nesta dimensão.

Um abraço apertado com a barriga lá para dentro e para cima!

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Bolsa de gelo ou de água quente? Veja a escolha certa para cada problema

Usadas para aliviar a dor em caso de lesão, inchaço ou cólica, as bolsas de água quente ou de gelo funcionam como analgésicos naturais, mas muita gente fica em dúvida entre a melhor escolha para cada problema. “É importante saber qual é a bolsa mais indicada, já que os dois tipos causam efeitos diferentes no corpo”, diz Adriano Ribeiro, farmacêutico da rede Extrafarma. Confira abaixo algumas dicas dadas pelos farmacêuticos e saiba a escolha certa para cada problema:

Bolsas de gelo
As bolsas de gelo devem ser preferencialmente usadas para aliviar inchaços e hematomas causados por pancadas e quedas ou lesões nas articulações, tendo maior efeito quando aplicadas até 48 horas após a lesão. Em caso de entorses, quanto mais rápida for a aplicação, melhor o resultado. “O gelo atua como anti-inflamatório, reduzindo sintomas como vermelhidão, inchaço e dor e ajudando a reduzir a extensão da lesão, quando aplicado imediatamente”, explica Adriano.

Bolsas de água quente
Já as bolsas de água quente devem ser usadas como alívio imediato para tensões musculares mais prolongadas, como torcicolo, e cólicas abdominais, comuns no período menstrual, já que o calor incentiva o relaxamento muscular. “Como o calor também promove a dilatação dos vasos sanguíneos, estimulando a circulação, a bolsa de água quente é indicada, ainda, em casos de lesões inflamadas com pus, como terçol ou furúnculos”, diz Ribeiro. Ao usar a bolsa de água quente, é importante ficar atento para a temperatura do líquido e o tempo de aplicação, para que o uso não resulte em queimaduras.

Combinação de quente e frio
Dependendo da situação, a técnica mais indicada não é nem com gelo, nem com água quente, mas sim utilizando a combinação dos dois.  Em caso de distensão muscular, alguns tipos de inflamações e dores de cabeça, causadas por tensão nervosa ou muscular, é recomendado o uso alternado de gelo e bolsa de água quente. Por meio das sequências de contração e dilatação dos vasos sanguíneos provocadas pela alternância de frio e calor, esse tipo de tratamento estimula a circulação sanguínea na região em que é aplicado. “Além de não trazer o alívio desejado para a dor, o uso incorreto de gelo e calor pode até mesmo agravar uma lesão, por isso é recomendável sempre buscar a orientação de um médico para estabelecer o tratamento adequado”, ressalta o farmacêutico.

 

 

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  • Publicado por: Santaportal
  • Postado em: terça-feira, 03 dez 2019 12:32Atualizado em: terça-feira, 03 dez 2019 12:37
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Projeto Verão 2020 - projeto de vida!

Durante nossa vida realizamos muitas tarefas diárias, e isto desde que nascemos. As tarefas básicas envolvem os seguintes movimentos principais: andar, correr, agachar, empurrar, puxar, carregar pesos, arremessar entre outros, mas estes são os principais.

Acordamos, e nos levantamos da cama, sentamo-nos em cadeira e ficamos de pé novamente, subimos e descemos escadas, fazemos compras, empurramos ou puxamos carrinhos de todas as naturezas. Deu para visualizar os movimentos? Entendendo tudo isto, e somando-se ao conhecimento da anatomia humana que é, após os 30 anos iniciamos um processo de desgaste natural de ossos e cartilagens, o que é chamado de artrose, vai ver como é importante ter músculos fortes para manter-se ativo por toda a vida, inclusive o verão.

Se desde cedo, praticarmos atividades físicas para fortalecimento dos músculos, este desgaste ocorrerá, mas muito mais lentamente e, provavelmente, sem dores articulares e problemas na coluna, coração forte e pressão arterial controlada.

Entenda que a finalidade da atividade física bem orientada e adequada tem que ter este objetivo principal. Se você não tiver por objetivo ser atleta, procure respeitar seu corpo, não exagere na atividade física, não há necessidade de carregar um pneu de trator, subir em cordas, ou fazer 100 flexões de braços, pois isto ao invés de trazer benefícios ao corpo, trará lesões e desgastes mais rápidos, é tão ruim quanto o sedentarismo. Todo o exagero é ruim e trará as consequências.

Continuando na vibe de dar dicas para quem não gosta de academia, ou não pode gastar dinheiro com as mensalidades das mesmas e seguir no seu projeto verão - de vida, a dica de hoje é: SUBIR ESCADAS. Excelente exercício, não tem risco. Para quem tem dores de joelho ou de coluna, suba escada e desça de elevador, mas suba, para os demais suba e desça para trabalhar diferentes grupos musculares.

Se entrar numa academia, verá que existe um equipamento chamado “simulador de escada”, e é um dos queridinhos, pois queima calorias, trabalha o fortalecimento dos glúteos (bumbum), abdômen e pernas. Note como é fácil praticar uma atividade física saudável sem custo nenhum. Coloque seu tênis e suba as escadas. Comece com um lance, e aos poucos vá aumento e faça disto uma prática diária. Sentirá transformações enormes em seu corpo, em seu fôlego em sua disposição.

O gasto calórico não é grande, mas o ganho de força é imenso, além de ajudar no sistema cardiovascular, é uma atividade física que imita um movimento básico e que ajuda em outros, como correr, andar, sentar-se e levantar.

Para este não tem desculpa para não fazer exercício, não é mesmo? Vamos começar?

Boa semana! Cuide de você, cuide de seu corpo e coração subindo escadas. É de graça!

Abraço apertado!

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Projeto Verão 2020 – Aceitar e cuidar do meu corpo como ele é!

Na busca de um corpo perfeito para o verão, as pessoas começam a correr atrás de dietas milagrosas, novas modalidades de academia, chás e cremes que queimam gorduras, tiram estrias, roupas que fazem os músculos ativarem sem esforço, pílulas, suplementos alimentares e remédios, além de cirurgias plásticas e lipoaspirações, ou seja, qualquer coisa para ficar com o corpo “sarado”. Sem falar do preço que se paga por tudo isto, que é no mínimo abusivo e com resultados duvidosos ou de curto prazo.

Afinal, qual é o corpo perfeito? É o seu! Aceite, ame e cuide dele. Cuide de seu corpo, mente e espírito com carinho, com o mesmo carinho que se cuida de um bebê. Dê a melhor alimentação, estimule seus sentidos, sorria, não pare um minuto para conseguir fazer o dia ser bom, muito bom, todos os dias de sua vida. Sim, até o fim dela.

Não é fácil ter saúde, corpo forte e resistente, tem que ser persistente, ter determinação e, principalmente, se perguntar qual o seu objetivo de vida futura. Se pergunte: - qual é seu corpo ideal? O das modelos das mídias sociais, ou um corpo saudável e uma vida feliz e que te leve ao sucesso profissional e pessoal seja qual for? Você tem que estar de bem com você, se não estiver, desculpe falar duramente, mas não existe pílula milagrosa, existe é muito esforço e suor.

Está disposto a começar agora e para sempre? Vamos celebrar a vida e o verão que se aproxima? Vou dar um empurrãozinho suave como a brisa, vou sugerir uma atividade maravilhosa. Andar a beira mar. Ande sem restrições e sinta e receba todos os benefícios abaixo:

Cinco Benefícios da Água do Mar Para sua pele (Custo = R$ 0,00):

1. Relaxa o corpo – o balanço das ondas acalma e ameniza o estresse e a ansiedade;

2. Fortalece o sistema imunológico – a presença do cloreto de sódio e do ph 8 da água do mar fortalece nosso corpo contra bactérias e inflamações, como por exemplo, as dermatites atópicas;

3. Diminui as propensões alérgicas, pois diminui a vermelhidão e a coceira;

4. Tem efeito cicatrizante e antisséptico – o mar é rico em sódio e iodo, ajuda na cura de machucados e ferimentos;

5. Proporciona energias positivas – experimente mergulhar e sinta a sensação de bem-estar curando a alma.

Cinco Benefícios para tomar água de coco (Custo = R$ 4,00 / Calorias 38 Kcal em 200ml)

1. Hidrata o corpo, desintoxica fígado e intestino;

2. Melhora o funcionamento renal (por consequência desincha pernas, pés e mãos);

3. Melhora a digestão, por isto é excelente para as grávidas;

4. Ajuda a Controlar a pressão alta, evitando riscos cardíacos futuros, pois ele é rico em potássio que neutraliza o efeito do sódio;

5. Combate as cãibras, devido a quantidade de cálcio e magnésio que ajuda na saúde dos músculos;

Cinco Benefícios de tomar sol antes das 10h e depois das 16h (Custo = R$ 0,00)

1. Produção de vitamina D, importante para o fortalecimento de ossos e articulações;

2. Diminui o risco de depressão, pois aumenta a produção de endorfina pelo cérebro e transforma a melatonina (hormônio do sono) em serotonina, que melhora o humor;

3. Melhora a qualidade do sono, pois o corpo passa a entender melhor o ciclo do dia e da noite, dia = ação, noite = interiorização e descanso;

4. Protege o organismo contra doenças, nos horários corretos, ajuda a regular o sistema imune, dificultando a formação e combatendo as doenças da pele relacionadas à imunidade, como psoríase, vitiligo e dermatite atópica.

5. Ficar bronzeado; e

Gasta de 200 a 260 Kcal numa caminhada “leve” de 1 hora – (Custo R$ 0,00)

Maravilhoso, não é? E se só puder andar a noite, vá mesmo assim, porque terá todos os benefícios exceto o do sol, mas no final de semana, aproveite para ir durante o dia também.

Se é seu caso ter preguiça de ir à academia, ou não ter dinheiro para atividades desportivas, esta é a primeira de muitas dics\as que vou dar aqui, para curtir a vida adoidado. Comece a fazer a lista dos amigos para puxar junto. Sai daquela cadeira de praia e vai andar. Depois tudo bem, mas antes vá andar com os amigos, pense que irá gastar calorias na caminhada e que já vai dar para tomar duas cervejinhas sem ter peso na consciência e “pancinha acumulada”. #Ficaadica

Grande abraço. Novembro Azul, homens se cuidem!

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  • Publicado por: Elisabeth Victorazzi
  • Postado em: segunda-feira, 04 nov 2019 09:13
  • busca corpo   verão   dicas   
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Desmistificando a Meditação

Eu achava impossível conseguir meditar. Só de pensar em acalmar a mente e não pensar em nada já me fazia começar a pensar. Você é assim também? Então acompanha minha história.

Tentei por quatro vezes fazer diferentes tipos de yoga, por recomendação de minha terapeuta. Ela acreditava que eu precisava respirar melhor, meditar para acalmar a mente e eu poder tomar melhores e precisas decisões: ouvir, pensar e só depois agir. Bem, neste tempo, onde era executiva de uma empresa Franco-Japonesa, eu ouvia (só metade e não aceitava um não como resposta) e... agia! Agia com impulso e quase sempre o resultado era intenso, vamos dizer assim.

Deixando claro que recomendo a yoga, para mim trazia estresse, era lenta para meu estilo, não ter opção de aulas para quem está iniciando separado dos que já praticavam, não entender aqueles nomes indianos e o que o professor pedia e ter que ficar olhando o que o vizinho fazia para tentar fazer igual me dava um sentimento de fazer por fazer e isto não me atrai e não me acalma, me irrita! Lembro que até eu descobrir que pranayama era respiração, a aula já tinha quase terminado. Sem falar naquele começo e final da aula com tantas saudações, com tanto relaxamento, nossa! Aquilo não era para mim. Pensei: - Como vou fazer para melhorar minha ansiedade sem remédios?

Meditar, esta foi a resposta e, acreditem, praticar a meditação foi ótimo, principalmente quando entendi direito o que é “meditar”. Consegui achar meu jeito de meditar. Atualmente, acordar mais cedo para meditar faz meu dia ser melhor e mais produtivo. Mesmo sendo agitada, pensamentos rápidos, respiração curta e muito ansiosa, eu faço diariamente a meditação. A meditação, cientificamente comprovada, ajuda a clarear a mente, a tomar melhores decisões, a ver a vida sob um lado mais positivo, a ter um tempo só para você, a conexão entre o corpo, mente e espírito atua como um banho morno num dia longo e cansativo. Não precisa ser feito sob aspectos filosóficos, religiosos ou qualquer coisa assim. Faça ser simples e prazeroso. Ache seu jeito e curta.

Eu iniciei a meditação após ler um livro chamado o “Poder do Agora” de Eckhart Tolle, recomendo muito. Ajudou a entender que podemos iniciar com 1 minuto de meditação e aos poucos ir aumentando. Descobri também, que existe a meditação com o foco em algo, em prestar atenção no momento. Atualmente conhecido como mindfulness.

Deixe explicar, supondo que você está tomando café, mas pensando na agenda de tudo que ficou sem fazer, ou o que vai fazer com aquele problema, e por aí vai, é mente agitada e mente exausta em breve. Porém, tomar o café, apreciando o café, saboreando, sentindo o calor, o perfume, olhando sua cor, pensando no prazer deste momento, é meditar, isto é, mindfulness.

Se praticar a meditação e fizer disto um hábito diário, imagina o poder de concentração e foco que terá em qualquer situação de sua vida, quer seja em uma reunião de trabalho, onde você precisa de concentração, estar esperto e atento a tudo o que é falado, para processar as informações, observar e de preferência só falar se tiver certeza absoluta, ou quer seja com os filhos pequenos testando nossos limites 24h por dia, ou naqueles momentos de discussões calorosas, você conseguir, pela prática da meditação, mudar a chave da mente para raciocinar e não se contaminar com o clima “negativo” do momento. Poder se concentrar na respiração por alguns segundos e deixar passar como vento o que é ruim e captar o que tudo aquilo quer dizer de verdade, e decidir o que precisa ser dito ou apenas silenciado.

Eu comecei a praticar o mindfulness, intuitivamente, na pratica do pilates, me sentia bem, prestando atenção a cada detalhe do meu corpo, toda a orientação e atenção necessária faziam com que eu não pensasse em nada além dos exercícios, de me desafiar a ir mais profundo em meu “power house”, me sentia realizada e capaz de aguentar o dia numa boa. Não pensar em nada, mas em um propósito único, é meditar, é mindfulness.

Assim, pratique a meditação em um propósito, algo que quando você faz, não pensa em nada, aquele momento que é só seu. Pode ser pintura, jogo de palavras, boxe, ballet, crossfit, yoga, o que for. Depois disto, e sem pressão, vá fazendo meditação tradicional, prestando atenção no ritmo da respiração. Em seguida, comece a acordar 5 minutos antes, sente-se e tente acordar espreguiçando seu corpo, respirando profundamente algumas vezes sem pensar em nada, a não ser em acordar bem, acordar sorrindo.

A melhor maneira, e mais saudável de começar o dia é se espreguiçando, estique tudo, não deixe nada para amanhã, porque meditar é o agora.

Abraço apertado e ótima semana!

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  • Publicado por: Elisabeth Victorazzi
  • Postado em: segunda-feira, 28 out 2019 08:53Atualizado em: segunda-feira, 28 out 2019 08:55
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Muito mais importante do que remediar é prevenir. Em saúde, este assunto é ainda mais importante. Aqui neste espaço você vai encontrar textos de gente que entende do assunto e promoção de uma vida saudável, no corpo e na mente.