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Paz na mente

Superando o estado da Ansiedade e da não Presença

Órgãos governamentais citam que 15% da população do Brasil sofre de ansiedade.

Seria esse pequeno percentual mesmo?

Os distúrbios do sistema nervoso pela superior importância que têm, vem fragilizando multidões que sofrendo de alterações do estresse e da ansiedade, envelhecem mais rapidamente, sofrem desregulações em todos os órgãos. O eixo hipófise – hipotálamo – timo – supra-renais é central na funcionalidade normal e anormal do corpo afetado pela ansiedade.

A sociedade vive em um estado pré pânico e o pior é que ele é contagioso. Saímos nas ruas e somos impactados com essa VIBRAÇÃO dissonante da desordem, da pressa, da impaciência, de o desespero.

A velocidade do cérebro em (ALFA) estado desperto em harmonia pode estar entre 8 e 14 ciclos por segundo. A maioria só conhece esse estado ao iniciar o seu sono.

O estado mais agitado do cérebro varia entre 15 e 35 ciclos por segundos. Estado BETA. Nesse estado, o pensamento é rápido, muitas vezes embaraçado, confuso. Existe uma EXPECTATIVA DE QUE ALGO RUIM, ADVERSO ESTÁ PARA ACONTECER. Isso é principal marco nesse estado cerebral. Imaginemo-nos indo a um compromisso e já achando que chegaremos atrasados. Pouco nos observamos a fundo, pois veríamos o fervilhar, pipocar de quadros mentais, lembranças, projeções futuras totalmente contrárias ao nosso estado de conforto, bem estar e EXPANSÃO AFETIVA E DA CONFIANÇA. Desconhecemos a razão disso, mas somos com frequência bombardeada com esses pensamentos desordenados. Esse é um típico estado de ANSIEDADE. Uma boa pergunta é: De onde vêm esses conteúdos que se expressam em pensamentos causadores de sofrimentos e torturas? Podemos dizer que esses conteúdos são arquivos implantados no inconsciente humano. A ciência afirma que cerca de 90% de nosso comportamento é governando pelo desconhecido senhor INSCONSCIENTE. Seria como um porão escuro com arquivos de experiências antigas armazenadas.

As experiências de estresse que vivemos em qualquer época estão registradas em nosso Cérebro em um componente do sistema límbico; a amígdala. Ela, dispara sinais de alarme em nosso sistema nervoso, ativando as engrenagens do estresse do organismo, derrotando a confiança, a Fé, a Esperança e a Boa Expectativa.

Alguns estudiosos da espiritualidade e meditação, chamam esse estado desordenado de estado de NÃO PRESENÇA. E afirmam por experiências, que o estado de PRESENÇA é a solução para esse sofrimento. No estado de PRESENÇA, vive-se em uma forte conexão com o AGORA, e o que á mais curioso é que esse estado, não é explicável e compreensível intelectualmente, e sim pelo experienciar tal momento.

O estado de sofrimento e NÃO PRESENÇA, nunca está no AGORA, sempre está indo ao futuro e ao passado e nunca está no presente momento puramente.

É preciso meios que facilitem o acessar gradativo a esse estar no AGORA. A ajuda imediata da suplementação nutricional específica para o sistema nervoso, é uma REALIDADE que temos utilizado como recurso facilitador a esses Estados Mentais Felizes e geradores de Saúde.

 

 

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  • Publicado por: Prof. Alexandre Quartzo -Terapeuta Psico Ortomolecular - Especialização em Nutrição Funcional
  • Postado em: sexta-feira, 24 ago 2018 08:40
  • paz   mente   
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5 coisas que você precisa saber sobre os adoçantes não calóricos

O açúcar é uma fonte de energia para o organismo que pode ser encontrado em alimentos como a cana-de-açúcar, mel, raízes de beterraba, em frutas e em outras plantas.  Porém, se você tiver diabetes ou problemas como obesidade ou hiperglicemia (glicose alta), precisa controlar o consumo desse ingrediente.

Nesses casos, os adoçantes de baixa caloria ou edulcorantes podem ser uma opção para garantir o sabor doce dos alimentos. Porém, muita gente tem receio de usar estes produtos por achar que eles podem provocar doenças graves como o câncer.

Por isso, separamos 05 informações baseadas em estudos científicos e que acabam com todos esses mitos e mostram como osadoçantes de baixa caloria podem ajudar na dieta de muita gente, inclusive crianças.

1. Aspartame, sacarina, esteviosídeo e sucralose não alteram os níveis de glicose no sangue - foi o que demonstrou oartigo assinado por pesquisadores da Universidade de Illinoins (EUA) e publicado recentemente na revista científica Nature.

2. O consumo de adoçantes de baixa caloria não causa câncer, afirma o professor Carlo La Vecchia da Universidade de Milão (Itália), um dos autores de um artigo sobre o tema que foi publicado nos Anais de Oncologia da Oxford Academy e que traz evidencias epidemiológicas sobre a  ausência de associação entre adoçantes de baixas calorias e o risco de várias neoplasias comuns.

3. Eles não provocam alergias nem problemas gastrointestinais em crianças - e podem ser incorporados na dieta de crianças e adolescentes como uma ferramenta adicional para combater o sobrepeso e a obesidade, de acordo com artigo  publicado recentemente na Revista Mexicana de Pediatria.

4. Bebidas light ou sem calorias não modificam o apetite - é o que atesta um grupo de cientistas liderados pelo professor Marc Fantino  do Centro de Pesquisa Biomédica Aplicada do Centro Hospitalar Regional de Montgelas (Givors-França). Eles analisaram os padrões alimentares de 80 mulheres e 86 homens saudáveis e sem excesso de peso ao longo de várias semanas e constataram que não houve alteração do comportamento alimentar dos mesmos independentemente do consumo de bebidas com adoçantes não calóricos ou água.

5.  Eles podem ser melhores que água para manter o peso corporal - de acordo com pesquisa publicada no International Journal of Obesity. Segundo os pesquisadores os adoçantes de baixa caloria satisfazem o desejo pelo sabor adocicado sem as calorias do açúcar, favorecendo o consumo de outros nutrientes e, portanto, auxiliando a dieta.

Mais informações: acesse Salud em Corto

Sobre Salud em Corto
Salud em Corto é uma organização não governamental formada por uma equipe multidisciplinar de especialistas em saúde e nutrição, que tem como objetivo disseminar a cultura de prevenção à saúde e promoção do bem-estar da população latino-americana, por meio de informações confiáveis médico-científicas confiáveis.

 

 

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  • Publicado por: Santaportal
  • Postado em: quarta-feira, 27 jun 2018 10:13
Prof. Alexandre Quartzo – Terapia Ortomolecular e Nutrifuncional Prof. Alexandre Quartzo – Terapia Ortomolecular e Nutrifuncional

Autoagressão nossa de cada dia

Estudando as correlações das doenças com suas causas, quase nunca explicadas, temos que cruzar a linha do universo psicossomático (capacidade do psíquico influenciar o físico). Essas correlações ainda precisam ser melhor exploradas. Estamos apenas no inicio. As correlações bioquímicas estão mais esclarecidas. Isso sugere que o leigo, se quiser se proteger das oscilações repentinas e adversas de suas reações bioquímicas diante dos diversos conflitos da existência, precisa conhecer e abraçar Recursos do Detox Emocional, Reprogramação Mental e Cerebral, Inteligência Afetiva e da Ortomolecular.

Pense no ato de abrir um limão fresquinho. Sentiu o cheiro, a sensação do cítrico? Do azedo? Suas glândulas salivares produziram saliva? Assim é com os outros tantos pensamentos, sentimentos e emoções. Você pensa (sem desejar) e eles vão se reproduzindo.

A série de pensamentos e emoções traumatizantes vai abrindo uma ‘estrada’. Primeiro, no campo abstrato da sua mente e, em seguida, nas suas sinapses neuronais.

Autoagressões são atitudes e, às vezes, a falta delas gera produção de substâncias químicas que nos adoecem progressivamente. Quando você não expressa a sua verdade, sua vontade, quando você não zela por sua liberdade, não cuida do realizar seus sonhos, do trabalhar e servir no que o seu interior vibra e se realiza, quando você está em relações que não são dignas, quando você não cuida do que ingere pela boca... E por aí vai.

E até que você faça com determinação, coragem e disciplina, uma série de mudanças proporcionais, as marcas e consequências da autoagressão , estarão ali, causando danos, através de mecanismos bioquímicos desajustados, reproduzindo excessos ou bloqueios,em fluídos vitais,como nos hormônios, proteínas, ácidos digestivos, enzimas...

É assim! Ou você pensava que não era? Que toda essa carga de sentimentos, pensamentos de impotência, injustiça, revolta, mágoas, conspiração contra sua pessoa, de faltar sentido pra tocar a sua vida, de inadequação, contrariedade e frustração com sua atividade profissional e com sua relação afetiva ou conjugal, não iriam lhe afetar ao ponto de enlouquecer a sua ORDEM BIOQUÍMICA e CELULAR? E assim refletindo nas inúmeras DOENÇAS AUTOIMUNES como PSORÍASE, LUPUS ERITEMATOSO, DOENÇAS DE CRONH, RETOCOLITE ULCERATIVA, ARTRITE, CÁLCULO E CISTOS RENAIS E BILIARES, TIREOIDITES DE HASHIMOTO e (TODAS), ANEMIAS, DIABETES, TROMBOSES, LEUCEMIAS E CÂNCER?

O câncer tem sido o ponto máximo na longa rotina das autoagressões. O câncer não inicia com um câncer, pode iniciar com uma alergia ou amidalite.

Chame sua Inteligência Afetiva e se pergunte onde você tem se distraído e por que não cuidou para que essa série de autoagressões continuasse sufocando e destruindo a sua saúde, a sua razão de viver? O quê você precisa, de verdade, é procurar especialidades médicas alopáticas fazer exames e utilizar drogas (com efeitos nocivos só em parte conhecidos)? É isso que você precisa?

 

 

 

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  • Publicado por: #Santaportal
  • Postado em: segunda-feira, 14 mai 2018 08:51Atualizado em: terça-feira, 15 mai 2018 11:16
  • Ansiedade   autoagressão   Saúde   
Prof Alexandre Quartzo - Terapia Ortomolecular e NutriFuncional Prof Alexandre Quartzo - Terapia Ortomolecular e NutriFuncional

Colesterol: Revelações pela visão Nutricional

Tão falado, temido e mal entendido, causador de medidas alarmantes, colaborador nas complicações cardiovasculares, o colesterol carece de um olhar profundo e abrangente.

Por ter duas ações distintas à nossa saúde, uma vital e outra lesiva, o colesterol precisa ser bem administrado. É essencial à nossa saúde, sendo produzido por nosso metabolismo de proteínas, açúcares e gorduras. A produção do colesterol recebe alguns estímulos, não sendo necessário o recebermos em nossa dieta. Um deles é a ingestão de calorias, quanto mais a ingerimos, mais colesterol produzimos, outro fator é o estresse nervoso. Por ser formador dos hormônios do estresse , existe esta ligação.

Viver o estresse nervoso, aumenta nosso colesterol.

O Colesterol conhecido por ‘’mau’’ é o LDL ( low density lipoprotein), tem essa fama por transportar os lipídios(gorduras) para as paredes das artérias.

O HDL ( high density lipoprotein) conhecido como o ‘’bom’’ transporta-o para o fígado e tem ação protetora nos distúrbios cardíacos como nos infartos, tendo como função manter a fluidez das membranas celulares, produzir hormônios esteróides ( progesterona, estrógeno, testoterona) e adrenais ( aldosterona e cortisol ) , vitamina D e sais biliares.

Nossa pele precisa de suficiente colesterol para proteger-se das agressões do sol, do vento, da água do mar, da desidratação, de rachaduras e de infecções.

É bem conhecida a quantidade de pessoas que sofre dislipidemias (aumento de colesterol e triglicérides no organismo) e possuem vulnerabilidade aos infartos. A classe de medicamentos que visa controlar essa desordem são os hipolipemiantes, cujo componente principal são as diversas estatinas, de grande utilização e prescrição.

Há fortes controvérsias sobre a ação dessas estatinas no organismo. Vamos descrever sobre a realidade desses redutores artificiais e protésicos do colesterol: sobrecarregam o fígado, interferindo na capacidade interna de detoxificação ( eliminação de toxinas químicas e alimentares), podem alterar a produção dos hormônios sexuais e adrenais, a manutenção da integridade das artérias, a produção e ação das enzimas gastrointestinais.

As drogas que reduzem o colesterol tem esse resultado por inibir a enzima 3-hidroxi-3-metilglutaril-coenzima A ( HMG-coA) – ácido mexalônico.

Em nosso organismo a formação de energia se inicia em cada célula e sintetiza a ATP , uma molécula de energia indispensável à vida. Esse ciclo depende da coenzima Q10. O ácido mexalônico bloqueia sua biossíntese, prejudicando uma série de funções da coenzima Q10 . Entre elas, as funções da musculatura cardíaca, funções da memória, circulação do oxigênio por todo o corpo - em especial pelo cérebro e coração-, preservação das gengivas, proteção imunológica a alergias e ao câncer.

Concluímos que o ser humano, atualmente exposto como nunca, a fatores agressivos oxidativos, está mais desprotegido também à oxidação do colesterol , o que o torna nocivo . Um organismo que recebe alimentação qualitativa e disciplinada e suplementação nutricional é capaz de manter-se em equilíbrio por muito mais tempo, seguindo seu ritmo ao envelhecimento cronológico e celular de maneira preservada. Sobre a idade celular os recursos nutricionais e ortomoleculares possuem profunda ação regeneradora.

A alimentos e suplementos que contenham aminoácidos como, cisteína, metionina,taurina, minerais como o cromo, zinco,molibdênio,enxofre e ácidos graxos como os ômegas 3 e 6 – encontrados nos peixes, óleo de linhaça, óleo de prímula entre outras fontes, fornecem apoio nutricional e funcional qualitativo frente às alterações de colesterol e triglicérides. Esta postura alimentação e suplementação nutricional deve ser associada à atividade física adaptada ao perfil do indivíduo.

 

 

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  • Publicado por: #Santaportal
  • Postado em: quarta-feira, 18 abr 2018 10:34Atualizado em: quinta-feira, 19 abr 2018 08:23
  • coração   colesterol   nutricional   
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Mindfulness em nome da qualidade de vida

Mindfulness é uma prática de meditação oriunda de tradições como o Budismo, e que foi adaptada para o ocidente, sendo muito estudada por pesquisadores como o Dr. Herbert Benson da Universidade de Harvard, Richard Davidson da Universidade de Winsconsin e Jon Kabatt Zin da Universidade de Massachussets, John Teasdale, da Universidade de Cambridge, dentre outros, que comprovaram seus efeitos benéficos na saúde e qualidade de vida. Pode ser definida como um estado de atenção plena no aqui e agora, quando estamos totalmente presentes naquilo que estamos fazendo, o estado chamado de presença, o que ocasiona uma percepção alterada de tempo, e modificações em nossa fisiologia.

Meditar regularmente altera a química cerebral, reduzindo o nível dos hormônios do estresse e da ansiedade como a adrenalina e o cortisol, e aumentando os neurotransmissores do prazer e bem estar como as encefalinas e a serotonina. Quando meditamos eliciamos a conhecida Resposta de Relaxamento, estudada desde a década de 70 pelo médico americano de Harvard, Dr. Herbert Benson, criador do Instituto Corpo e Mente (Body Mind Institute) dessa conhecida Universidade. Acontece o relaxamento físico e mental, reduzindo os pensamentos repetitivos e negativos, e se estabelece um padrão de tranquilidade, foco e atenção.

A técnica MBSR (Mindful Based Stress Reduction) ou terapia da redução de estresse é baseada na meditação Mindfulness da tradição oriental budista, adaptada para o ocidente, e criada por Dr. Jon Kabatt Zin há mais de 3 décadas, como método complementar para o tratamento de pacientes com câncer e dor crônica.

A Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness ou MBCT (Mindfulness Based Cognitive Therapy) foi desenvolvida por Zindel Segal, Mark Williams e John Teasdale e é uma adaptação e utiliza um formato semelhante à MBSR do Dr. Jon Kabatt Zin, , funcionando como um treinamento de oito semanas em formato de retiro, com educação em temas psicológicos, práticas de meditação e movimentos como Ioga, discussões, práticas e exercícios diários.

Diversas outras formas de terapias baseadas na meditação mindfulness de terceira geração foram criadas nos últimos anos focadas em tratamentos de patologias específicas, por diversos autores. Fazem parte das práticas integrativas e complementares, e integram diversas técnicas para ajudar na prevenção e tratamento das doenças crônicas.

Como a meditação Mindfulness pode também ser realizada com a intenção de prevenir doenças, é importante que se estimule as crianças a praticarem desde cedo, e isso deve acontecer de uma forma especial, devido às características comportamentais da infância. Podem ser feitas atividades como brincadeiras, dando nomes como “olhar para o coração” ou “respirar com o coração”, para estimular a criança a relaxar e focar a atenção. Também o uso de aparelhos como o biofeedback que tem jogos gráficos que mostram uma evolução natural de fases conforme a criança consegue relaxar e aumentar a coerência cardíaca, sem que ela nem perceba que se trata de uma técnica de meditação.

Quando a criança é pequena, poucos minutos é o tempo indicado para praticar a meditação através de forma lúdica.  Com a idade o tempo pode aumentar para práticas mais longas e sofisticadas. O uso de músicas, mantras, imagens e jogos pode ajudar a criança a concentrar a atenção e focar na prática com mais facilidade e naturalidade. Podem ser usadas posturas, meditar caminhando, observar a natureza, equipamentos que simulam jogos como o biofeedback, desenhos, e outras que captem a atenção da criança de maneira lúdica e divertida.

A prática reduz o nível de estresse experimentado pelas pessoas, com aumento da atividade cerebral na região da amígdala e cíngulo anterior cortical, relacionadas a essa resposta de estresse, e com diminuição da atividade na região pré frontal, que é a responsável pelo planejamento, raciocínio e pensamento consciente. Por isso, nos momentos em que estamos estressados ou ansiosos, não conseguimos pensar e raciocinar corretamente, e agimos mais no instinto. Outro benefício é o aumento da atividade na região pré-frontal, o que nos coloca novamente no controle dos pensamentos e reduz a resposta do organismo ao estresse.

Trabalhos científicos demonstram que, após treinamento de oito semanas de mindfulness, há alterações não somente na atividade do cérebro mas também ocorrem alterações na estrutura anatômica do cérebro, com aumento da massa cinzenta na região do córtex auditivo e sensorial, ampliando a atenção na experiência presente, e no córtex frontal, no giro do cíngulo posterior, hipocampo, região temporoparietal, que são regiões relacionadas à memória, aprendizado, cognição, regulação das emoções, empatia e compaixão.

Estes estudos vêm sendo feito em diversas áreas e atuação e comprovam o efeito da meditação mindfulness com os seguintes resultados: Melhora a resposta aos tratamentos de doenças cardiovasculares como a hipertensão arterial. melhora a atenção e a concentração; melhora a ansiedade e o desempenho em testes, diminuindo a ansiedade, melhora a imunidade e a resistência à doenças e a recuperação aos tratamentos; amplia a consciência e traz um maior senso de conexão.

Dr. Jon Kabatt Zin, médico do Center for Mindfulness - UMass Medical School (Universidade de Massachussets), vêm pesquisando e desenvolvendo há mais de 3 décadas a técnica MBSR (Mindful Based Stress Reduction) ou terapia da redução de estresse, baseada na meditação Mindfulness da tradição oriental budista,  como método complementar para o tratamento de pacientes com câncer e dor crônica.

A meditação Mindfulness faz parte do PNPIC, o Programa Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do Ministério da Saúde - SUS, mas na prática ainda não há muitos centros oferecendo essas atividades. Diversos hospitais privados como Einstein, e Universidades como a UNIFESP têm núcleos de Práticas Integrativas, que a oferecem como método complementar aos tratamentos convencionais. Procure a orientação de um profissional habilitado e pratique, sua saúde e qualidade de vida agradecerão.

* Roberto Debski é médico, psicólogo, coach e trainer em Programação Neurolinguística

 

 

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  • Publicado por: Roberto Debski
  • Postado em: quarta-feira, 29 nov 2017 12:39Atualizado em: quarta-feira, 29 nov 2017 12:43
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Muito mais importante do que remediar é prevenir. Em saúde, este assunto é ainda mais importante. Aqui neste espaço você vai encontrar textos de gente que entende do assunto e promoção de uma vida saudável, no corpo e na mente.