Mônica Basile/Santaportal Mônica Basile/Santaportal

Viajar com animais exige cuidados ; confira as dicas do veterinário Eduardo Filetti

Julho é um dos meses de férias da criançada, e com isso as viagens são realizadas com mais frequência, e a presença dos animais de estimação é cada vez mais comum. Não há maiores dificuldades para se viajar com cães, gatos ou aves. Confira uma lista com as dicas de como transportá-los:

Se o meio de transporte for coletivo (ônibus o aviões) será necessário o preenchimento de formalidades legais
Para viajar cães e gatos devem ter atestado de saúde e de vacinação contra a raiva. O ideal seria que tivem sido aplicadas todas as vacinas!

Além disso é preciso apresentar a guia que é fornecida, nos aeroportos e nas rodoviárias, pelo Médico Veterinário de plantão, do Ministério da Agricultura. Os pássaros necessitam apenas desta guia.

Se o transporte for aéreo verifique se a companhia fornece gaiolas apropriadas para tal finalidade
Para quem viaja de carro particular é recomendável parar a cada 3 horas, de modo que o animal possa satisfazer suas necessidades fisiológicas e também fazer um pouco de exercício. Devemos oferecer um pouco de água. Evitar que o animal ponha a cabeça para fora quando o carro estiver em movimento, pois poderá acontecer uma conjuntivite em raças sensíveis à poeira.

Para as internacionais temos que observar as regras dos países que o pet vai entrar.Alguns países da Europa e América temos que realizar um exame verificando anticorpos do vírus rábico que deve ser feito com bastante antecedência.

 

 

  • Publicado por: Eduardo Filetti
  • Postado em: terça-feira, 11 jul 2017 16:28Altualizado em: terça-feira, 11 jul 2017 18:16
  • animais   viagens   férias   

Comentários (0)

Enviar Comentário
     
Sobre
Tudo sobre a saúde, alimentação, lazer e curiosidades sobre seu melhor amigo! Galeria de fotos dos pets mais bonitos. Informação e serviço você encontra aqui, no espaço perfeito para os bichinhos de estimação: Santa Pet!