REPRODUÇÃO REPRODUÇÃO

Pulgas: o bichinho é pequeno mas o problema que ele causa é enorme!

Apesar de alguns considerarem as pulgas como seres inferiores, elas podem causar sérios problemas aos cães. Às vezes os animais são alérgicos às pulgas, ou seja, as picadas das pulgas, ocasionando inflamação denominada de dermatite alérgica por pulgas, que se caracteriza por coceiras e produz ferimentos, sendo mais comum em cães com mais de 6 meses de idade.

Com o clima quente, a quantidade de pulgas aumenta e os animais sofrem mais. A saliva das pulgas age como um alérgeno, por isso é que produz alergia nos cães, portanto quanto mais picadas o cão receber, mais alergia terá.

A intensidade é agravada rapidamente e a presença de coceiras e lesões, principalmente nas costas e acima da cauda, se tornam presentes. É comum aparecer infecções secundárias como: piordemite ou ferida com pus. Caso isso ocorra, leve-o imediatamente ao medico veterinário para dar o diagnóstico correto. Se o tratamento iniciar com rapidez, a cura é conseguida rapidamente.

Além da medicação é necessário a erradicação e controle constante das pulgas para se obter um bom resultado. As pulgas procriam nos jardins, canis, frestas de assoalhos, tapetes, rodapés, etc... São nesses lugares que as fêmeas colocam seus ovos e nascem as larvar, fazem um casulo e posteriormente se abrem, saindo uma pulga adulta.

Como estão sempre famintas, procuram animais de sangue quente para se alimentarem. Para combater as pulgas nos animais deve-se usar: pente fino, talco, shampoo, sabonete anti-pulgas, coleira anti-pulgas ,ampolas que são aplicadas no pescoço.

Hoje, existe uma excelente medicação que é dada ao animal para inibir a procriação das pulgas (pílula anti-pulga). Além desses métodos acima descritos, o combate contra as pulgas deverá ser feito paralelamente a estes tratamentos, descobrindo os ninhos das pulgas e atacando-os.

 

 

  • Publicado por: Eduardo Filetti
  • Postado em: segunda-feira, 26 jun 2017 09:48Altualizado em: segunda-feira, 26 jun 2017 10:08

Comentários (0)

Enviar Comentário
     
Sobre
Tudo sobre a saúde, alimentação, lazer e curiosidades sobre seu melhor amigo! Galeria de fotos dos pets mais bonitos. Informação e serviço você encontra aqui, no espaço perfeito para os bichinhos de estimação: Santa Pet!