Festas de fim de ano

A chegada da época das festas de fim de ano costuma gerar ansiedade e preocupação para a maior parte das pessoas, principalmente para quem está tentando perder uns quilinhos. Mas na realidade o que deve ser mudada é a mentalidade de que nessa época do ano se come muito, e mudar a forma de encarar a mesa farta.

A primeira dica é não sair de casa com fome: faça sempre um lanche leve antes de sair, já que assim conseguirá se controlar melhor às tentações a seguir.

Para quem toma bebida alcoólica, o ideal é que você intercale a sua ingestão com água, para reduzir o seu consumo e garantir a hidratação.

Como a alimentação típica do Natal é bem pesada, caso você seja o anfitrião, é importantíssimo não fazer comida demais, para não sobrar por vários dias.

Além disso, a maionese pode ser substituída por ricota ou cottage, a rabanada pode ser assada ao invés de frita e os doces calóricos pode dar lugar a frutas frescas, mais refrescantes inclusive nessa época do ano.

O arroz branco pode ser substituído pelo selvagem ou negro, e a farofa, ao invés de bacon ou presunto, pode ser feita com legumes, frutas ou castanhas. As carnes típicas do Natal, como o tender e chester, costumam vir temperadas com glutamato monossódico e possuem muitos aditivos químicos, então um frango assado ou bacalhau são boas alternativas para quem quiser consumir uma proteína mais saudável.

Não se prive de comer o que gosta, mas não exagere nas quantidades, e esteja atento à sua sensação de saciedade, a fim de não comer a mais do que o necessário.

 

 

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Sobre
Nutricionista formada em 2009 pela Universidade Católica de Santos, especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade Gama Filho e em Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Federal de São Paulo. Conheça melhor o meu trabalho em www.nutrimind.net.br