Coronavírus - Saiba como melhorar a sua imunidade

Com os primeiros casos confirmados de Coronavirus no Brasil, o alerta é geral. Porém, além de mantermos principalmente uma boa higiene das mãos, podemos utilizar a alimentação como nossa aliada na melhora do nosso sistema imunológico.

A vitamina C estimula a produção de glóbulos brancos, fundamentais para a resposta imune e, por consequência, aumenta a resistência a infecções, especialmente respiratórias. Frutas cítricas (limão, laranja, acerola, kiwi, abacaxi), agrião, espinafre, couve, melão, acerola, caju, couve, brócolis, salsa, acerola e goiaba são fontes dessa vitamina. Ela também está presente em condimentos como o açafrão, coentro, cravo-da-índia, gengibre, páprica, salsa e tomilho.

Alimentos de coloração avermelhada como o morango, amora, uva, framboesa, beterrabas e tomate são ricos em flavonoides, que melhoram a função imune por aperfeiçoarem a resposta dos anticorpos. Também encontramos esse composto bioativo no brócolis, espinafre, couve, cebola, cereais, sementes e linhaça.

É importante destacar também alimentos com ação anti-inflamatória, antioxidante e desintoxicante, caso do selênio, presente na cebola, gengibre e salsa, e de fontes de vitamina A, como pêssego, caqui, cenoura, leite, queijo, ricota, iogurte, mamão, laranja, brócolis, gema e abacaxi. Também os encontramos no alecrim, coentro, cravo-da-índia, louro, manjericão e pimenta.

Além desses, podemos citar também o gengibre, um aliado contra as bactérias assim como o alho, que contém a alicina, um estimulante das células da imunidade, sendo considerado um antibiótico natural. E os lactobacilos presentes no iogurte auxiliam na recuperação da flora intestinal e fortalecem o sistema imunológico.

E o que pode baixar a sua imunidade?

Dietas ricas em açúcar, principalmente o refinado, por interferirem na capacidade das células brancas (defesa) de destruir as bactérias, além do consumo de álcool, que interfere em várias respostas imunológicas.

Gostaria de conhecer mais? Me siga no Instagram! @ingridpriornutri

 

 

  • Publicado por: Dra. Ingrid Seiler Prior
  • Postado em: segunda-feira, 02 mar 2020 19:51Atualizado em: segunda-feira, 02 mar 2020 20:15

Comentários (0)

Enviar Comentário
     
Sobre
Nutricionista formada em 2009 pela Universidade Católica de Santos, especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade Gama Filho e em Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Federal de São Paulo. Conheça melhor o meu trabalho em www.nutricionistaingrid.com.br