Alimentação Colorida

A maioria das pessoas costuma se alimentar de forma monocromática, e geralmente a cor que predomina é o bege: pão, macarrão, batata, farofa, etc. Pratos pálidos aceleram o processo de envelhecimento e abrem brechas para várias doenças como diabetes, colesterol alto, etc. o ideal é ter uma alimentação colorida, pois a mistura de alimentos com cores diferentes torna o prato um conjunto incrível de compostos antioxidantes, vitaminas e minerais que o corpo precisa, além de combater o excesso de radicais livres. Os radicais são responsáveis por uma série de doenças como o câncer e o próprio envelhecimento precoce. A seguir, conheça o grupo de alimentos e seus benefícios:

  

Alimentos vermelhos

 São ricos em carotenóides, precursores de vitamina A. Protegem o coração, o envelhecimento precoce das células e a memória, além de fortalecerem os olhos e pele e estimular o sistema imunológico. O licopeno presente nesses alimentos ajuda na prevenção do câncer de próstata.

Exemplos: cereja, goiaba, maçã, melancia, morango, pimenta, pimentão vermelho, tomate, etc.

  

Alimentos laranjas e amarelos

 Assim como os vermelhos, esses alimentos esbanjam carotenóides. Além disso, são ricos em vitamina C, um antioxidante fundamental para a proteção das células. Ajuda na prevenção de alguns tipos de câncer como o de mama.

Exemplos: abacaxi, abóbora, batata, caju, cenoura, laranja, mamão, manga, maracujá, milho, pimentão amarelo, tangerina, etc.

 

 Alimentos roxos

 Possuem coloração arroxeada e azulada devido à antocianina, um antioxidante que combate doenças cardiovasculares e o câncer. Contém vitamina B3, vitamina C e potássio. Mantém a saúde da pele, nervos, rins e aparelho digestório.

Exemplos: açaí, alcachofra, alface roxa, ameixa, berinjela, beterraba, framboesa, repolho roxo, uva, etc.

  

Alimentos marrons

 São ricos em vitamina E, antioxidante que atua na prevenção de doenças cardíacas, câncer e envelhecimento precoce das células do organismo.

Exemplos: arroz integral, cereais integrais, gérmen de trigo e oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes, etc).

 

Alimentos verdes      

 São ricos em cálcio, ferro, fósforo, que ajudam na coagulação sanguínea, no crescimento e na produção de glóbulos vermelhos. Evitam a fadiga mental, fortalecem ossos e dentes e o câncer de cólon e mama. Eles ainda contém luteína e zeaxantina, substâncias que blindam o organismo contra problemas oftalmológicos como a degeneração macular.

Exemplos: abacate, abobrinha, acelga, alface, brócolis, couve, chuchu, ervilha, limão, pimentão verde, repolho, uva, vagem, etc.

 

Alimentos brancos

São ricos em vitaminas do complexo B e flavonóides, atuando na proteção das células. Inibem o aparecimento de coágulos sanguíneos e de tumores intestinais. Auxiliam no funcionamento do sistema nervoso e tem ação antibacteriana, antiviral e antiinflamatória.

Exemplos: alho, alho-poró, banana, cebola, cogumelo, couve-flor, mandioca, pêra, etc.

 

Após conhecer todos esses benefícios, usufrua diariamente de uma alimentação colorida para ter uma melhor qualidade de vida.

 

 

Comentários (0)

Enviar Comentário
     
Sobre
Nutricionista formada em 2009 pela Universidade Católica de Santos, especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade Gama Filho e em Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Federal de São Paulo. Conheça melhor o meu trabalho em www.nutricionistaingrid.com.br