Abacate

A grande preocupação quando se pensa em um dos frutos mais consumidos no Brasil, o abacate, é o seu alto teor calórico. Apesar de rico em gordura vegetal, estudos mostram que o consumo da fruta faz tão bem ao nosso organismo quanto o azeite extra-virgem.

O abacate é rico em ácidos graxos monoinsaturados (os mesmos do azeite), que reduzem os níveis de colesterol total, triglicerídeos e LDL, levando à prevenção de doenças cardiovasculares. 

É uma das frutas mais ricas em proteína, possuindo aproximadamente 2 g para cada porção de 110 g (metade de um abacate médio). Também possui ômega 3, que além de facilitar a perda de peso reduz a inflamação. Não contém sódio ou colesterol e é pobre em gordura saturada. 

O abacate ainda é rico em vitamina E, poderoso antioxidante que desacelera o envelhecimento e, inclusive, protege contra doenças cardíacas e alguns tipos de câncer; luteína, nutriente que protege contra a catarata e o câncer de próstata; potássio, mineral que controla a pressão sanguínea. 

Pode ser utilizado tanto em casos de depressão, já que possui lítio, cuja deficiência pode levar à depressão, alterações de comportamento e ansiedade, quanto em casos de diabetes, pois as fibras e os ácidos graxos monoinsaturados controlam o nível de açúcar no sangue. Possui ainda magnésio, ferro, folato, vitamina A, B2, B6 e C. 

Contudo, como qualquer alimento rico em gordura, seu consumo deve ser moderado. Por isso, nada de adicionar açúcar, já que isso tornaria o consumo da fruta excessivamente calórico.

Como Escolher

Os melhores abacates são os mais pesados e firmes. Se estiver duro, ainda não está bom para o consumo. Mas não se preocupe, pois ao contrário da maioria das frutas, o abacate só começa a amadurecer depois de colhidos, então em poucos dias ele ficará maduro. Para saber se ele está maduro, a casca deve ceder com uma leve pressão dos dedos.    


Como conservar

Guarde o abacate em local fresco e arejado. Se ainda não estiver maduro, deixe-o fora da geladeira para que termine o processo de amadurecimento.

 

Abacate x Avocado

O avocado é uma variedade mais magra do abacate: contém 10% de calorias a menos do que o abacate. Seu fruto é menor, sua polpa é verde-amarelada, além de custar o dobro do preço da fruta tradicional.

 

 

  • Publicado por: Dra. Ingrid Seiler Prior
  • Postado em: segunda-feira, 03 dez 2018 09:43
  • fruta   proteína   vitaminas   

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Sobre
Nutricionista formada em 2009 pela Universidade Católica de Santos, especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade Gama Filho e em Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Federal de São Paulo. Conheça melhor o meu trabalho em www.nutricionistaingrid.com.br