pixabay pixabay

Réveillon: já escolheu a cor da roupa?

Uma das festas que eu mais amo é o Réveillon, ou Ano Novo em bom português. A minha roupa para ocasião é sempre escolhida com antecedência e como sou ligada em esoterismo, ocultismo e estas coisas de boas vibrações além de seguir meu coração acabo pesquisando a cor do planeta regente do ano que vai começar, a cor que estará em alta, aquela que significa o tipo de energia que desejo.

Assim como eu acredito que muitos de vocês também pesquisando um pouquinho sobre as cores antes de escolher o traje para a Virada do ano. E neste texto dou uma visão diferente sobre a questão além daqueles significados de cada cor.

A astróloga Virginia Gaia fala sobre a tradição de usar branco no Brasil e apresenta as relações das cores de acordo com os planetas regentes dos signos e quais áreas eles beneficiam. A origem da atribuição de diferentes propriedades mágicas às cores é incerta, mas sabe-se que já constam de obras fundamentais do Hermetismo que remetem à Antiguidade.

Pela Lei da Correspondência, princípio do Hermetismo segundo o qual o que é verdadeiro no macrocosmo é também verdadeiro no microcosmo e vice-versa, as cores estão relacionadas, por exemplo, aos astros. Assim, a cor de Júpiter é o azul escuro (atenção 2018 é um ano com regência de Júpiter, então esta cor, apesar de não muito comum em comemorações de Ano Novo no Brasil é uma ótima escolha), a de Vênus, o rosa e o verde-esmeralda, a de Marte, o vermelho e assim por diante.

No Brasil, a tradição do uso de cores específicas na passagem de ano também é influenciada pelas religiões de matriz africana. A disseminação do branco nas festas de ano novo, por exemplo, vem dos rituais umbandistas e está associada a Oxalá, o maior dos orixás.

Embora a maior parte das pessoas não se dê conta disso, os objetivos para o ano relacionados às cores refletem exatamente as associações herméticas entre as cores e os astros, com exceção do branco, que é a mistura de todas as cores.

Confira abaixo os planetas, os temas que eles encarnam, os signos que regem e as respectivas cores. A dica para a entrada de 2018 é o azul escuro, pois o ano será regido por Júpiter, considerado o grande benéfico da Astrologia.



Sol - Brilho pessoal, sucesso, prosperidade, criatividade e expressividade. Rege o signo de Leão e as cores são: Amarelo ouro, dourado e âmbar.

Lua -  Intuição, magia, feminilidade, atratividade e equilíbrio emocional. Rege o signo de  Câncer e as cores são: Prateado, prata azulado e azul pálido.

Mercúrio-  Comunicação, comércio, organização, inteligência, aprendizado e clareza mental. Signos que rege: Gêmeos e Virgem. Cores:  Amarelo-ovo, amarelo-alaranjado e cinza.

Vênus -  Amor, relacionamento, beleza, sedução, persuasão e harmonia. Signos: Touro e Libra Cores: Verde-esmeralda, verde-petróleo e tons de rosa.

Marte - Paixão, sexualidade, força, conquista, motivação e iniciativa. Signos: Áries (regente) e Escorpião (co-regente) Cores: Todos os tons de vermelho, especialmente o escarlate.

Júpiter -  Sabedoria, conhecimento, justiça, espiritualidade, proteção, otimismo e expansão. Signos:  Sagitário (regente) e Peixes (co-regente). Cores:  Azul-escuro, azul-violáceo e violeta.

Saturno Estrutura, materialidade, concretização, projetos de longo prazo, estabilidade e prudência. Signos: Capricórnio (regente) e Aquário (co-regente). Cores:  Marrom-escuro, preto e preto-azulado.

Além de contemplar os tons do planeta regente do ano, também é válido apostar nas cores relacionadas ao signo solar ou ascendente de cada indivíduo. Para quem quiser escolher de acordo com os objetivos do próximo ano, a dica é não somente contemplar o vestuário como também elaborar um pequeno ritual. Pode-se lambuzar com mel uma vela da cor do planeta escolhido e depois acender, mentalizando os votos e desejos para 2018.

Você já escolheu a cor que vestirá? Eu, Suzana, usarei um maravilhoso vestido prateado (a maior parte dos meus anos novos vesti prata com branco, já usei outras cores, lógico, inclusive já vesti preto com roxo uma vez, mas prata é sempre uma das minhas primeiras opções). Pretendo colocar lingerie de outra cor, claro, e também trabalhar algo em rosa, vermelho, amarelo e roxo em acessórios ou fitinhas amarradas no braço.


Conheça mais sobre Virginia Gaia Virginia Gaia é astróloga, taróloga e estudiosa de mitologia e religião comparada há mais de 15 anos. Tem um quadro no programa A Tarde É Show com Nani Venâncio (Rede Brasil de Televisão) e leva o conhecimento que acumulou nas Ciências Herméticas para os mais diversos públicos. Propagadora do Vama Marga Tantra, foi iniciada no Vajrayana – o chamado Budismo Tântrico ou Budismo Tibetano –, além de ter sido integrante de ordens iniciáticas e ocultistas. Com base na certificação de Capacitação em Sexualidade que obteve pela ABEME (Associação Brasileira das Empresas do Mercado Erótico e Sensual), é também educadora sexual, ministrando cursos e palestras sobre o amor e os relacionamentos que abordam o estreito vínculo entre sexualidade, afetividade e espiritualidade.
Site: www.virginiagaia.com.br
Fan Page: www.facebook.com/estudosgaia
Canal no YouTube: www.youtube.com/virginiagaiaoficial
Instagram: @virginiagaia



• Suzana Elias Azar, jornalista especializada em moda e estilo de vida, apaixonada por ocultismo e esoterismo. Autora do blog www.suzanices.com.br

 

 

Comentários (0)

Enviar Comentário