divulgação divulgação

Economia criativa agita Santos no final de semana

Já ouviu falar em termos como economia criativa, consumo consciente, economia colaborativa? São palavras contemporâneas para expressar um movimento que tem ganhado força no mundo todo e que tem o objetivo de valorizar os pequenos produtores regionais e com isto colaborar também com a sustentabilidade ao evitar que produtos sejam transportados por longas distâncias poluindo o ar, gastando combustível e energia.

Santos é uma cidade que já entrou no movimento e neste final de semana acontecem diversos bazares desenvolvidos com o conceito de economia criativa e vale a pena conhecer. Eu sou fã!

No sábado, 11/11, acontece mais uma edição do Bazar Cafofo - o pionero da região a valorizar os produtores santistas - e unir moda, arte, gastroomia, design e consumo consciente em locais descolados da cidade. Idealizado e dirigido pelo produtor cultural santista Luiz Fernando Almeida atualmente o Bazar Cafofo acontece semanalmente, sempre aos sábados, no Bar Conversa Fiada, no bairro da Pompéia. Eu acompanho o Cafofo há alguns anos e sou realmente fã do projeto.

Também no sábado, 11/11, acontece a terceira edição do Bazar 013 na Atac - Associação de Funcionários da Codesp, na Avenida Ana Costa. No domingo, 12/11, rola mais uma edição do projeto O Coletivo no Kawabanga Snack & Bar. Realizado de forma colaborativa, o evento é uma boa pedida para quem quer antecipar as compras de Natal. O objetivo é fazer com que os jovens e adultos pratiquem o consumo consciente e, de quebra, levem para casa peças originais, exclusivas ou produzidas em baixa escala. O Coletivo é um projeto voltado ao pequeno empreendedor a fim de fomentar projetos artesanais e autorais na Baixada Santista. A proposta reúne mensalmente mais de 20 criativos com produtos exclusivos e o melhor dos segmentos de moda feminina, masculina, infantil, decoração, bem estar e gastronomia.


E de 10 a 12 de novembro acontece também o Encontro de Criadores. Leia matéria sobre o evento no Santa Portal, blog A Sah te indica http://santaportal.com.br/blog/asahteindica/7-edicao-do-encontro-de-criadores-de-10-a-12-de-novembro


E
 você já pratica o consumo consciente? Compra dos produtores locais? Eu amo bazares e este ano praticamente tudo que comprei foi em bazares. E a minha dica é: vá, conheça cada bazar, veja os perfis de cada um e consuma com consciência.

 

 

Comentários (0)

Enviar Comentário
     
Sobre