divulgação divulgação

Bolsa que carrega celular com energia solar, jaqueta com Leds para ciclistas e jaqueta que controla o celular são premiados em Hackaton de wearables

Sabe aqueles figurinos de ficção científica com roupas e acessórios que mega facilitam a nossa vida, tipo James Bond?

Muita coisa bacana anda sendo pesquisada e eu torço para logo cheguem ao mercado! No final de semana passado (8 e 9 de dezembro) rolou no Rio de Janeiro o Hackaton WeAr + C&A com a proposta de desenvolver roupas e acessórios funcionais que atendam as necessidades dos consumidores conectados.

Os maratonistas, divididos em 7 grupos de 5 integrantes, tiveram à sua disposição, ferramentas e equipamentos para a confecção digital dos wearables como a impressora de tecido da Epson. Além de auxilio de mentores especializados como Dudu Bertholini (moda) e Luciano Alakija (tecnologia).

“A ideia deste hackathon é promover a entrada da moda na era digital. Criar produtos em sintonia com o mundo atual” diz criadora do festival WeAr, Alexandra Farah, que tem o Hackathon como uma de suas atividades. “Foi impressionante ver como a qualidade dos protótipos criados este ano foi muito superior aos do ano passado, nosso primeiro Hackathon”.

"Hackathon é uma oportunidade de conhecer talentos que tem ideias para criar produtos realmente novos e conectados que solucionem questões do dia a dia dos mais de 1 milhão de consumidores que entram todos os dias nas nossas lojas", diz Paulo Corrêa, presidente da C&A.

A maratona começou na manhã de sábado e, no domingo à tarde, os e times vencedores foram escolhidos por uma banca de jurados, incluindo nomes como Yamê Reis, Muti Randolph e André Carvalhal. Os três times vencedores receberam um troféu impresso 3D e prêmios. Os jurados analisaram os wearables criados levando em conta critérios como funcionalidade, design, capacidade de atender ambos os sexos e viabilidade de produção em larga escala.

O vencedor do 1º lugar, criado pelo grupo Condutivas de Ana Carolina da Hora, Alexia Honzak, Christine Engelberg, Fernanda Road e Sofia Affonseca, é uma bolsa de praia que captar energia solar e carregar o celular automaticamente por indução, sem necessidade de fios. O grupo Seven, ficou com o 2º lugar com a Cycle Jacket. Projetada para ciclistas e corredores, transmite por leds sinalizadores aumentando a segurança ao chamar atenção dos veículos. E em 3º lugar ficou o protótipo Sound Jacket, do grupo de mesmo nome, criou uma jaqueta que controla o celular por comando de voz.

E tem mais: camisola para grávida que capta os batimentos cardíacos do bebê; uma camiseta bot responde perguntas das crianças através da inteligência artifical Watson da IBM; um top, desenvolvido por um grupo de engenheiros e estilistas da Colômbia, memoriza os passos de dança. Estes são alguns dos wearables prototipados por 40 maratonistas de tecnologia e moda selecionados entre 200 inscritos.

Sobre o WeAr

Criado em 2015, o WeAr pesquisa a evolução da tecnologia aplicada a indústria da moda e como roupas e acessórios vão ganhar funcionalidade e superpoderes. O WeAr estuda o futuro que está sendo construído hoje e objetiva fortalecer o mercado brasileiro sendo a ponte entre as duas indústrias. A plataforma foi criada por Alexandra Farah, jornalista e colunista de tecnologia e moda da Vogue Brasil e do jornal Metro. Depois de duas edições anuais, o projeto agora tem um Lab de pesquisa e de prototipagem de wearables em São Paulo.

Sobre a C&A

A C&A é uma empresa de moda focada em propor produtos e experiências que vão além do vestir, conectando as pessoas a si mesmas e ao mundo à sua volta. Fundada em 1841 pelos irmãos Clemens e August, na Holanda, a marca abriu sua primeira loja no Brasil em 1976, em São Paulo. Hoje, a empresa está presente em todas as regiões e tem cobertura nacional, por meio de sua loja virtual.


• Suzana Elias Azar é jornalista especializada em moda e estilo de vida e acredita que moda e tecnologia caminham juntas e podem oferecer várias facilidades neste tempo líquido que vivemos. Suzana é autora do blog www.suzanices.com.br e recebe sugestões de pauta pelo e-mail: suzanicesblog@gmail.com

 

 

Comentários (0)

Enviar Comentário
     
Sobre