REPRODUÇÃO REPRODUÇÃO

Os efeitos positivos de sentir e expressar gratidão em sua saúde

Há anos estudo a conexão corpo-mente e como de mais formas do que uma apenas temos muito mais capacidade de controlar nossa própria saúde do que em qualquer momento anterior jamais teríamos especulado. Principalmente nas duas últimas décadas, isso está sendo cada vez mais reconhecido em diversos níveis da pesquisa científica.

Nesse processo, já conseguimos deixar para trás a fase inicial, em que o desafio dos pesquisadores era provar que nossos pensamentos afetam nossos corpos. E uma abundância de pesquisas já demonstra isso. A próxima etapa focou em como padrões mentais tóxicos podem nos prejudicar. Agora chegou uma nova fase, uma em que a "psicologia positiva" é o principal foco e a gratidão é o exemplo prefeito desse ramo.

Em um estudo de 2003, um grupo de sujeitos de pesquisa manteve um diário pessoal ao longo de um período de dez semanas. Nele, classificaram seu humor, saúde física e outros fatores que contribuem para a felicidade. Eles foram orientados a descrever cinco coisas que haviam ocorrido na semana anterior pelas quais sentiam-se gratos (a condição de gratidão); ou então a fazer o contrário: descrever cinco aborrecimentos diários (a condição de aborrecimento) com os quais estavam descontentes.

Aqueles na condição de gratidão relataram um número menor de queixas de saúde e até passaram mais tempo se exercitando do que os participantes do grupo de controle. Estudos semelhantes mostraram emoções melhoradas quando alguém que sofre de uma doença crônica foca em uma "atitude de gratidão" em vez de se sentir negativo. Similarmente, a gratidão reduz os níveis de hormônios do estresse.

Agora que sabemos que a gratidão faz bem, ela entra na lista de coisas, onde já constam o amor e a empatia, que criam uma mudança bioquímica no corpo. Como a gratidão é uma atividade mental, foi uma grande descoberta mostrar como algo totalmente não-físico pode alterar a atividade física do cérebro. No geral, a lição é que o cérebro responde à retorno positivo e envia mensagens de melhoria de vida para todas as células do corpo.

Como você pode ativar o poder da gratidão em sua própria vida?

Os três estágios de gratidão
Há três estágios de gratidão, cada um mais eficaz do que o anterior. São eles:

1. Sentir-se grato pelas coisas boas de sua vida
2. Expressar sua gratidão às pessoas que melhoraram sua vida
3. Adotar um comportamento novo como resultado da interação com aqueles que ajudaram você

Todos já passamos pelo primeiro estágio – somos gratos por algo bom que aconteceu, muitas vezes no contexto de escapar de uma ameaça como um diagnóstico da doença que não passa de alarme falso. Para transformar esse sentimento em algo mais do que um momento passageiro, você precisa tornar a "atitude de gratidão" mais contínua. Manter um pequeno diário, como no estudo a respeito da gratidão, basta para desencadear os benefícios de saúde que a gratidão traz, e representa um bom começo para qualquer um.

segundo estágio é mais desafiador. É difícil se expressar para outra pessoa, especialmente porque muitos pensam que se abrir e expressar seu apreço lhe deixa mais vulnerável. É mais fácil se fechar dentro de sua concha. Mas quando você expressa gratidão a outra pessoa, forma-se um vínculo emocional, e vínculos emocionais são uma das principais características de pessoas verdadeiramente felizes. Alguns dos primeiros estudos de corpo-mente mostraram como a solidão e o isolamento - o oposto de conectar com outros - levaram a uma piora na saúde e a um risco maior de mortalidade. É hora de reverter nosso foco e enfatizar o lado positivo da equação, colocando conexões emocionais no topo da lista de cuidados pessoais.

terceiro estágio é o mais poderoso porque muda o futuro das pessoas. Quando sua gratidão leva você a mostrar mais compaixão, menos julgamento e a valorizar mais sua própria vida, você está preparando o palco para anos de reforço positivo. Ao adotar a gratidão como sua posição padrão, por assim dizer, você diz a seu cérebro que o retorno positivo superará o negativo. Sinais mistos levam a resultados mistos. Ao agir de forma consistente com sua atitude de gratidão, você estabelece um plano que, ao longo do tempo, leva a mudanças cerebrais que trazem benefícios de longo prazo.

Está claro que o caminho da gratidão é um dos mais naturais para se alcançar a inteireza, pois o corpo, a mente e o espírito são afetados em todos os níveis, tudo isso praticamente sem esforço algum. Experimente.

Fonte: Deepak Chopra

Leia mais em Intelligentsia

 

 

  • Publicado por: Darrell Champlin
  • Postado em: quarta-feira, 09 ago 2017 16:44Altualizado em: quarta-feira, 09 ago 2017 18:26

Comentários (0)

Enviar Comentário
     
Sobre
Ciência, saúde, espiritualidade, meditação em textos escritos por quem entende do assunto: o antropólogo Darrell Champlin.