Divulgação/Unisanta Divulgação/Unisanta

Campeonato Paulista na Unisanta: uma competição especial

A última competição nacional de alto nível antes do Troféu José Finkel aconteceu no complexo Aquático da Unisanta, mesma piscina que irá sediar o segundo maior campeonato da modalidade em Agosto. Nesse final de semana encerrou-se o Campeonato Paulista das categorias Júnior e Sênior, o mais forte do Brasil a nível estadual, no qual tivemos a presença de ilustres atletas.

Da seleção que vai ao Campeonato Mundial da FINA, sete marcaram presença neste evento: Nicholas dos Santos (Unisanta), Thiago Simon (Unisanta), Leonardo de Deus (Unisanta), Guilherme Costa (Unisanta), Joanna Maranhão (Unisanta), Etiene Medeiros (Sesi) e Brandonn Almeida (Corinthians).

Já da seleção Júnior que viaja no próximo mês para Indianápolis, para o Mundial Júnior de Natação, participaram nove atletas: Caio Pumputis (Pinheiros), Rafaela Raurich (Curitibano), Breno Correia (Pinheiros), Matheus Gonche (SESI), Maria Pessanha (Pinheiros), Marco Túlio Santos (Corinthians), Kayky Mota (Centro Olímpico), Enzo Kihara (Corinthians) e Rodolfo Fraga (Pinheiros).

Famosa por ser uma piscina rápida e boa para recordes, a Unisanta foi palco de 1 recorde sul-americano, 1 recorde brasileiro, 3 recordes paulistas e 42 recordes de campeonato. Por estar ao nível do mar e em uma temperatura ambiente agradável mesmo no inverno, Santos é uma cidade adorada pelos nadadores para realizar seus campeonatos.

Na briga pelo título do Troféu Salvador Granieri Sobrinho, na última etapa, o Esporte Clube Pinheiros alterou o cenário e superou o time da casa ao alcançar 1288 pontos. A equipe anfitriã, Unisanta, foi a segunda colocada com 1196 pontos e o Sport Club Corinthians foi o terceiro colocado com 973 pontos. O Corinthians manteve sua boa base e levou os títulos nas categorias Júnior I e II.

Destaque para as provas de 1500m livre de Guilherme Costa e Joanna Maranhão que derrubaram as marcas sul-americana e brasileira, respectivamente durante a primeira etapa, sexta-feira à tarde. A marca anterior batida por Guilherme pertencia a ele mesmo e foi feita durante um torneio regional na Unisanta. No Maria Lenk ele nadou a prova com o objetivo de baixar ainda mais, porém esse feito foi adiado para o campeonato desse final de semana. Joanna demonstrou muito surpresa ao quebrar em 27 centésimos o recorde estabelecido no ano de 2013, que pertencia a sua companheira de equipe e primeira brasileira a conquistar uma medalha olímpica : Poliana Okimoto.

A única medalhista olímpica brasileira, Poliana Okimoto também competiu, mas antes foi homenageada pela Federação Aquática Paulista. O presidente da FAP, Marcelo Biazoli, entregou o novo ofício da Fap com sua breve história na natação. Ela que estará presente no próximo sábado (dia 8) em São Paulo no evento de lançamento de sua biografia na Livraria da Vila, a partir das 15h.

Merecem destaque também os únicos nadadores, ambos da Unisanta, a conquistarem quatro vitórias individuais, são eles : Gabrielle Roncatto no Júnior II feminino nas provas de 100m e 200m livre e 200m e 400m medley e André Luiz Calvelo de Souza vencedor das provas de 50m, 100m e 200m livre, e 50m borboleta.

A competição foi especial por determinar o retorno de Larissa Oliveira, atleta do Pinheiros e Seleção Brasileira, às piscinas. A nadadora esteve afastada durante 111 dias, devido a um acidente que sofreu no início do ano. Larissa voltou vencendo três provas: 100m livre (55.26), 200m livre (2:00.33) e 400m livre (4:18.00), além de um terceiro lugar nos 800m livre (8:59.83).

 

 

  • Publicado por: Catarina Ganzeli
  • Postado em: segunda-feira, 03 jul 2017 19:29Atualizado em: terça-feira, 04 jul 2017 08:40

Comentários (0)

Enviar Comentário
     
Sobre
Futebol, basquete, vôlei, Fórmula 1, UFC e muito mais. Informações e opiniões sobre tudo o que rola no mundo dos esportes você irá encontrar neste blog. Fique por dentro das últimas novidades no SantaEsporte!
Categorias