Reprodução Reprodução

Pagar por sexo

Assunto polêmico que não se esgota num único comentário, mas vale a pena refletir. A prostituição costuma ser abordada em debates, sem que discuta aspectos importantes tais como desejo, emoção e sentimentos de quem faz as transações comerciais.

Lendo um excelente artigo sobre o tema, confesso que em princípio me choquei com os termos usados para quem paga por sexo tal como necrófilo social. Mas analisando bem depois até que fez sentido.

Portanto o objetivo desse post é refletir sobre os meandros dessa prática que ainda hoje, com toda a liberdade sexual feminina e masculina, assombra as famílias.

Um dos dados da pesquisa apresentada, que é assustador, é que a maioria dos homens casados que usam o serviço de prostitutas o fazem sem preservativo, numa clara alusão ao poder e invulnerabilidade.

Para esses homens, a prostituta é vista como uma vítima, que comercializa seu corpo apenas por não ter outra opção e desde todos os tempos são frutos de lares desalinhados, com o discurso da mãe doente e do pai crápula e que em algum momento foram abusadas, reforçando o patriarcalismo da nossa sociedade e transformando a mulher em objeto, reproduzindo modelos antigos de dominação.

Daí a expressão contundente de necrófilos sociais, na medida em que se envolvem com mulheres mortas socialmente. Segundo a pesquisadora da universidade de Nottingham, quando um homem paga pelo sexo, ele se libera da obrigação de envolvimento com ela enquanto um ser humano, deslocando-se para o submundo para dar vazão aos seus desejos.

Muito pesado ler isso, mas é um dos aspectos levantados, no sentido de que esse homem de certa forma ou crê que o poder do dinheiro é o único caminho de satisfação por ter autoestima tão rebaixada que só vê possibilidade de relação dessa maneira. E, também, é levantada a possibilidade do medo de se vincular afetivamente, e sendo assim o sexo como transação comercial não fica assustador. Além disso, nesse caso questões intrapsíquicas devem ser trabalhadas.
 

blog2019451910715.png

 

 

  • Publicado por: Marcia Atik
  • Postado em: sexta-feira, 05 abr 2019 07:21Atualizado em: sexta-feira, 05 abr 2019 15:35
  • sexo   

Comentários (0)

Enviar Comentário