Falando disso em família

SEXUALIDADE DISCUTIDA COM FILHOS
Discutir sobre sexualidade ,ainda é tabu,comentário exaustivamente repetido aqui por mim,mas falar disso com os filhos é tabu ao quadrado,importante agora aproveitar esse tempo em que a maioria das familias estão em distanciamento social ,mas para muitas momento único de proximidade afetiva,então bora lá aproveitar.
O tema, que deve ser debatido dentro de casa segundo especialistas, muitas vezes é deixado de lado pela falta de conhecimento ou preconceito dos pais. Entre as consequências disso estão os índices de doenças sexualmente transmissíveis e gravidez indesejada nos jovens.
Quando a criança entra na puberdade e a questões e dúvidas se tornam mais concretas ,surge o momento ideal,mas essa época coincide com um momento muito produtivo dos pais e as vezes também com questionamentos dos pais a respeito de sua vida e de sua sexualidade,embolando todas as dúvidas ,resultando num silêncio ou numa negação desse assunto.
Discutir o assunto é a maneira correta,e isso não envolve apenas o sexo explicitamente falando,mas sim ensinar e dar testemunho aos filhos de como construir relações afetivas de qualidade .
Existem inúmeros motivos que levam os pais a não discutirem a sexualidade com os filhos, mas a questão cultural é o principal deles.Esse assunto só aparece quando o mote são as mazelas da sexualidade,conscientizar sobre as mudanças do corpo e as psicológicas é maneira de introduzir o assunto.
sabe-se que adolescentes que recebem educação sexual vinda dos próprios pais,com valorização da afetividade tendem a tero início da vida sexual,com mais tranquilidade,respeito ao próprio corpo e principalmente co mais responsabilidade.

 

 

  • Publicado por: marcia atik
  • Postado em: quinta-feira, 30 abr 2020 18:41

Comentários (0)

Enviar Comentário