Divugação Divugação

‘Under Pressure’, única colaboração do Queen com outro artista, foi composta, verso a verso, por Freddie Mercury e David Bowie em 1981

A relação de David Bowie com o Queen começou durante as gravações do álbum Hot Space, o décimo trabalho de estúdio da banda britânica. Este álbum, é bom dizer, é considerado um dos piores produzidos por Brian May, Roger Taylor, John Deacon e Freddie Mercury. É nele que a banda foge completamente de seu estilo e aposta em sintetizadores, funk, disco music e elementos de blues e pop.

Essa crise de identidade refletia um pouco o que a banda passava nos bastidores, quando a relação entre os músicos já não era grande coisa e Freddie vivia isolado dos amigos, por influência de seu então empresário Paul Prenter (quem assistiu ao filme Bohemian Rhapsody sabe do que estou falando).

Pois bem: foi nesse momento conturbado que a banda resolveu fazer sua primeira—e única, antes ou depois — colaboração entre a banda e um outro artista. Só que não foi em Under Pressure… David Bowie colaborou com os backing vocals de ‘Cool Cat’ mas o resultado desagradou demais ao artista, que pediu à banda que retirasse sua participação.

Então, para suavizar o mal-estar provocado pelo pedido, Bowie sugeriu que ele e Freddie escrevessem juntos uma nova música. E assim nasceu ‘Under Pressure’, faixa que fecha o álbum e que foi a única a fazer sucesso de verdade nesse disco.

Uma notinha de rodapé nessa história é a safadeza do rapper Vanilla Ice, que “homenageou” a canção nos primeiros acordes de ‘Ice Ice Baby’ e, quando foi cobrado pelo uso indevido de propriedade intelectual alheia, teve que pagar pelos direitos autorais que haviam sido violados. Em 2017, mais de 25 anos depois do lançamento, Vanilla Ice anunciou que havia comprado os direitos da música, que agora pertenceria a ele. Será?

blog201812263715618.jpg

 

 

  • Publicado por: Gustavo Klein
  • Postado em: quarta-feira, 26 dez 2018 17:36Atualizado em: quarta-feira, 26 dez 2018 17:39

Comentários (0)

Enviar Comentário
     
Sobre
Cinema, música, literatura, séries de tevê e muito mais. As últimas notícias. Entrevistas com quem faz cultura. As resenhas dos filmes em cartaz e das séries do momento. Os livros mais legais. Tudo isso e muito mais você encontra aqui, no Santa Cultura!