Divulgação Divulgação

Sobre os indicados ao Oscar 2019

Acho muito, mas muito legal que a Academia tenha reconhecido que a criação artística, que cinema, enfim, não se faz apenas na telona. Que uma produção feita para streaming também possa ter mérito artístico suficiente para concorrer a grandes prêmios. Não que 'ROMA' seja esse filme, porque não achei nada demais. Mas é emblemático. São novos tempos e quem não conseguir se adaptar e se transformar vai ficar para trás, sim.

Isso é uma coisa. Outra coisa - e aí eu discordo - é a agenda ideológica dos sujeitos, algo que meu amigo Alexandre Gois falou recentemente. Faz bastante tempo que quem leva o Oscar é o filme cujo tema "precisa ser debatido" e não o melhor filme do ano. 'Moonlight' (que não é sobre racismo e sim sobre bullying) não merecia levar a melhor sobre seus concorrentes porque era arrastado e chatinho, por mais sensível que fosse, só para citar um exemplo.

E outra coisa pior ainda é a tentativa da Academia de se tornar novamente popular. A audiência vem caindo ano a ano e os sujeitos estão buscando meios de voltar a ter relevância. Sugeriram no ano passado a criação de uma categoria 'Melhor Filme Popular', que premiaria filmes com menor teor artístico mas que fossem... populares... (???)...

...

Credito a isso algumas atitudes e muita coisa que vem acontecendo com o prêmio. E creditaria também a isso uma possível vitória da Lady Gaga sobre a estupenda Glenn Close no prêmio deste ano. Mas, verdade seja dita, o Oscar sempre foi um prêmio da indústria, voltado à indústria. E o que a indústria quer é lucro. Vai premiar quem pode lhe render mais.

Somando isso tudo à atitude irresponsável da TNT de tirar da festa o maior especialista em Oscar do Brasil - Rubens Ewald - e minha vontade de assistir ao prêmio este ano é zero. É algo que, como já disse aqui, vai perdendo relevância, não cola nas novas gerações e logo logo vai ficar para trás. Uma pena que seja assim.

 

 

  • Publicado por: Gustavo Klein
  • Postado em: quarta-feira, 30 jan 2019 18:57Atualizado em: quarta-feira, 30 jan 2019 18:58

Comentários (0)

Enviar Comentário
     
Sobre
Cinema, música, literatura, séries de tevê e muito mais. As últimas notícias. Entrevistas com quem faz cultura. As resenhas dos filmes em cartaz e das séries do momento. Os livros mais legais. Tudo isso e muito mais você encontra aqui, no Santa Cultura!