Divulgação Divulgação

Oscar 2019: uma festa com vários vencedores e uma enorme injustiça

O Oscar 2019 terminou com vários vencedores e pelo menos uma enorme injustiça. Bohemian Rhapsody, um filme menor mas amado pelo público graças à fantástica música do Queen, foi a produção mais premiada da noite, com quatro estatuetas. Roma, o filme feito para streaming por Alfonso Cuarón, levou três, incluindo diretor e filme estrangeiro. Lady Gaga foi outro grande nome da festa. E, claro, Green Book se consagrou como o melhor do ano com os prêmios de Filme, Ator Coadjuvante e Roteiro. A festa seria completa se a excepcional Glenn Close tivesse confirmado seu favoritismo e levado a estatueta por "A Esposa", uma aula de interpretação, uma prova de que ela talvez seja a maior atriz viva.

Acho engraçado quem diz "ah, a Glenn Close foi a melhor do ano mas a vitória da Olivia Colman mão foi injusta". Caramba, se a Glenn Close teve a melhor interpretação do ano, qualquer uma que vença que não ela terá sido uma injustiça. E olhe que o papel da Olivia Colman é, realmente, excelente. Mas Glenn está muito acima. Muito. Sem comparação possível com qualquer das outras concorrentes.

No mais e no geral, o Oscar 2019 foi para quem tinha que ir. Foi um ano esquisito, em que a categoria de Melhor Filme despertou menos expectativas que outras. A força do Rami Malek como Freddie Mercury foi reconhecida (apesar de Christian Bale também estar ótimo). Lady Gaga levou finalmente sua estatueta pela canção Shallow. Alfonso Cuarón levou três prêmios por seu Roma (incluindo Diretor e Filme Estrangeiro), um filme feito para streaming. Imagino quanto não devem ter custado suas 10 indicações...

Mahershala Ali ganhou sua segunda estatueta por Green Book, que também - como era esperado - levou o principal prêmio da noite (embora meu preferido fosse Infiltrado na Klan). Um filme simpático que toca, mesmo que de forma leve, em temas duros como racismo, homofobia e liberdade. E termina de forma acachapante, como um alerta à burrice que toma conta do mundo... Deixo uma nota especial para Spike Lee, um genial realizador, que finalmente foi reconhecido pela Academia e levou um prêmio pelo roteiro do excelente Infiltrado na Klan.

Um ponto baixo da cerimônia exibida pela TNT, para os brasileiros, foi a ausência de Rubens Ewald Filho, que após uma polêmica no ano passado (por causa de uma declaração que foi interpretada por alguns como transfóbica, o que não é verdade) ele ficou apenas nas redes sociais da TNT e foi substituído. O substituto não foi bem. Ficou ausente em momentos chave (como nas fundamentais referências nas homenagens aos mortos de 2018), errou nomes (chamou Leonardo di Caprio de Leonardo Di Capri e o filme Mary Poppins de Mary Popps), derrapou no português (disse que em A Favorita há um duelo de "apunhaladas") e tentou ser mais chique do que devia, ao mudar a pronúncia do nome do famoso pintor holandês para "Van Gô".

E para terminar, fiquei muito feliz pelo curta de animação Bao, da Disney/Pixar, que foi exibido antes de 'Os Incríveis 2' e é de uma sensibilidade e humanidade únicas. Um prêmio mais do que merecido. Assista ao curta:




A lista completa dos vencedores do Oscar 2019:

Filme Green Book: O guia

Ator Rami Malek ("Bohemian Rhapsody")

Atriz Olivia Colman ("A Favorita")

Diretor Alfonso Cuarón ("Roma")

Atriz coadjuvante Regina King - "Se a rua Beale falasse"

Trilha sonora original "Pantera Negra"

Ator coadjuvante Mahershala Ali – "Green Book - O guia"

 Roteiro adaptado "Infiltrado na Klan"

Roteiro Original "Green Book - O guia"

Edição "Bohemian Rhapsody"

Fotografia "Roma"

Filme de língua estrangeira "Roma"

Melhor animação "Homem-Aranha no Aranhaverso"

Canção Original "Shallow", "Nasce uma estrela"

Figurino "Pantera Negra"

Curta-Metragem "Skin"

Edição de som "Bohemian Rhapsody"

Mixagem de som "Bohemian Rhapsody"

Curta de animação "Bao"

Direção de arte "Pantera Negra"

Efeitos visuais "O primeiro homem"

Maquiagem e penteado "Vice"

Documentário "Free Solo"

Documentário curta-metragem "Absorvendo o tabu"

blog20192254535408.jpg

 

 

  • Publicado por: Gustavo Klein
  • Postado em: segunda-feira, 25 fev 2019 10:45Atualizado em: segunda-feira, 25 fev 2019 11:58

Comentários (0)

Enviar Comentário
     
Sobre
Cinema, música, literatura, séries de tevê e muito mais. As últimas notícias. Entrevistas com quem faz cultura. As resenhas dos filmes em cartaz e das séries do momento. Os livros mais legais. Tudo isso e muito mais você encontra aqui, no Santa Cultura!