Divulgação Divulgação

Michel Legrand, morto no último sábado, compôs uma das trilhas mais bonitas da história: 'Verão de 42'

Entre as trilhas sonoras mais lindas que já ouvi, no topo da lista, está a de 'Houve uma vez um Verão' (ou 'Verão de 42'), uma delicada história sobre a descoberta do amor. A trilha, premiada com o Oscar, foi composta por Michel Legrand, compositor francês que morreu no último sábado (26) aos 86 anos.

Legrand ganharia ainda outros 2 Oscar, pelas trilhas de 'Yentl' e 'Crown, o Magnífico'. Legrand fez trilha para cinema (mais de 200), fez música erudita, fez jazz, compôs para Jean Luc Goddard, para Orson Welles, tocou com grandes nomes como Frank Sinatra, Edith Piaf e Miles Davis.

Sua morte é o desaparecimento de um dos grandes, dos maiores da história da música para cinema. Música maravilhosa como essa que compartilho, minha preferida dele.

SOBRE 'VERÃO DE 42'
Um filme que marcou minha juventude: 'Houve Uma Vez um Verão' - ou 'Verão de 42', que Robert Mullighan dirigiu em 1971 e tinha no elenco a brasileira Jennifer O'Neill. E tem a música-tema mais bonita da história do cinema!!!!

O filme conta a história de um menino de uma pequena cidade litorânea que se apaixona por uma mulher muito mais velha, casada. O marido dela está na guerra. Nessa cena, já ao final do filme, ele chega na casa dela no exato momento em que ela recebe a notícia de que seu marido morreu em combate.

A Jennifer O'Neil, bela atriz que protagoniza a história, objeto da afeição do menino, nasceu alguns meses antes da minha mãe. E, apenas por acaso, nasceu no Rio de Janeiro, embora nunca tenha morado no Brasil. Um detalhe picante de sua vida: se casou nove vezes! :-)

Algumas curiosidades sobre o filme:

1) Em uma cena do terrorzão 'O Iluminado', de Stanley Kubrick e Stephen King, a personagem de Sheeley Duval é mostrada assistindo ao filme;

2) Verão de 42 foi o sexto filme mais assistido de 1971;

3) Foi indicado para 5 Oscar, incluindo melhor canção e melhor trilha sonora. Ganhou o de trilha sonora;

4) A atriz Jennifer O'Neil conseguiu os direitos para levar às telas uma pretensa continuação do filme, baseada em um conto escrito por ela própria. Isso foi em 2002. Exatos 15 anos depois, essa idéia (felizmente) não saiu do papel. Verão de 42 merece continuar em nossa memória exatamente como foi criado!

 

 

  • Publicado por: Gustavo Klein
  • Postado em: quarta-feira, 30 jan 2019 18:25

Comentários (0)

Enviar Comentário
     
Sobre
Cinema, música, literatura, séries de tevê e muito mais. As últimas notícias. Entrevistas com quem faz cultura. As resenhas dos filmes em cartaz e das séries do momento. Os livros mais legais. Tudo isso e muito mais você encontra aqui, no Santa Cultura!