Divulgação Divulgação

George Simenon e seu Inspetor Maigret, uma boa opção para quem curte literatura policial

Entre toda a literatura policial que consumo, George Simenon é, de longe, meu favorito. Seu Inspetor (ou Comissário, dependendo da fase) Maigret é extremamente cativante e humano em todos os aspectos, muito mais do que outros detetives célebres da literatura. Me encantam especialmente sua ambientação, seus cenários, seus personagens fortes, complexos, e sua relação com a esposa, companheira de todas as horas. Maigret lida com os casos mais sujos, com as maiores maldades mas sua cabeça está, sempre, com ela, em casa. O sujeito fica de péssimo humor quando tem que viajar ou se atrasa em uma investigação e não pode jantar com a esposa.

O mais engraçado é que Maigret é o oposto de tudo o que George Simenon era. Simenon era um aventureiro, um cidadão do mundo, viciado em sexo, que se orgulhava de ter dormido com mais de 10 mil mulheres, incluindo aquele que talvez tenha sido seu grande amor, a cantora de jazz Josephine Baker. Se embrenhava em expedições pela África, frequentava a alta sociedade européia, foi presidente do juri do Festival de Cinema de Cannes, era amigo de Federico Fellini... uma vida agitada, enfim...

Na literatura, produziu um número impressionante de obras, que fica ainda mais assombroso quando se sabe dessa vida pouco caseira dele. Onde arranjou tempo para escrever mais de 400 livros e outras tantas centenas de contos (sendo 75 livros e 28 contos protagonizados pelo inspetor Maigret)? Sua autobiografia, ditada em um gravador pouco antes de sua morte em 1989, tem 21 volumes. Um espanto. É o autor belga e o quarto de língua francesa mais traduzido do mundo.

Na tevê e no cinema, Maigret ganhou diversas adaptações. Foi vivido por Rupert Davies, Michael Ganbon e, mais recentemente, pelo comediante inglês Rowan Atkinson, em série que ainda não chegou oficialmente ao Brasil. Vale visitar. Tenho certeza de que depois que você ler o primeiro não vai conseguir parar...

blog20191244558875.jpg

 

 

  • Publicado por: Gustavo Klein
  • Postado em: quinta-feira, 24 jan 2019 11:46Atualizado em: quinta-feira, 24 jan 2019 11:49

Comentários (0)

Enviar Comentário
     
Sobre
Cinema, música, literatura, séries de tevê e muito mais. As últimas notícias. Entrevistas com quem faz cultura. As resenhas dos filmes em cartaz e das séries do momento. Os livros mais legais. Tudo isso e muito mais você encontra aqui, no Santa Cultura!