DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO

Aretha Franklin, de 75 anos, quer abrir casa de shows para cantar "depois que se aposentar"

A cantora aretha franklin, um ícone da soul music, está pensando em abrir sua própria casa de shows na cidade americana de Detroit. A artista, de 75 anos, quer usar o lugar para ‘cantar de vez em quando’ e convidar artistas amigos para se apresentar depois que ela se aposentar. Ela só não disse quando isso vai acontecer, já que aos 75 anos ela está com a carreira de vento em popa.

Aretha nasceu em 1942 e ganhou, durante sua carreira, 18 prêmios grammy e lançou sucessos como ‘I Say a Little Prayer’ (a canção do vídeo abaixo) e ‘Respect’.

 

 

Leia Mais
  • Publicado por: Gustavo Klein
  • Postado em: sexta-feira, 18 ago 2017 10:54
Divulgação Divulgação

Os músicos benditos

Nunca soube como, por que e nem de onde surgiu na década de 1970 o rótulo de “malditos”, atribuído pejorativamente aos músicos que destoavam do mercado fonográfico por comporem sem preocupação comercial ou engajamento com qualquer corrente ou grupo que se tentasse impor.

Arrigo Barnabé (foto), Itamar Assumpção, Jards Macalé, Jorge Mautner, Luiz Melodia, Sérgio Sampaio, Tom Zé, Torquato Neto e Walter Franco foram alguns dos compositores assim rotulados. Além da dificuldade natural de apresentarem suas criações, que destoavam dos estilos e gêneros já consagrados e assimilados pelo público e pelos veículos de divulgação de massas, enfrentaram preconceito e hostilidade.

E, como consequência inevitável dessa exclusão, veio a pobreza material, superada por alguns deles somente com o reconhecimento do público internacional. A morte recente de Luiz Melodia e as belas canções que ele deixou trás ainda mais luz sobre essa geração de compositores altamente criativos, que hoje, merecidamente, são conhecidos pelos mais jovens como “os benditos” da música brasileira.

*Marco Damy é jornalista e músico.

 

 

Leia Mais
  • Publicado por: Marco Damy
  • Postado em: terça-feira, 15 ago 2017 12:01Altualizado em: terça-feira, 15 ago 2017 18:58
DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO

Karatê Kid vai ganhar continuação em série com atores originais

E o Youtube Red, serviço de videos por streaming do Google, vai mostrando suas garras... Ralph Macchio e William Zabka, atores do Karatê Kid original, vão estrelar uma série de 10 episódios para o serviço que será uma continuação de fato do clássico de 1984.

A série também vai ser produzida pela dupla. A ação vai se passar exatamente 30 anos depois do filme original. Daniel Larusso (Macchio) é um bem sucedido empresário mas ainda sente a falta do falecido sr. Miyagi. Ele precisa lidar com a reabertura da academia Cobra Kai e com seus rivais da juventude que não mudaram nada e ainda querem encher sua paciência.

De acordo com os produtores, a série terá um tom de comédia mas manterá o espírito dos filmes originais, com muita emoção e boas lutas de karatê. Chamada Cobra Kai, a série só deve chegar ao serviço - que ainda não está disponível no Brasil - em 2018.

 

 

Leia Mais
  • Publicado por: Gustavo Klein
  • Postado em: sexta-feira, 04 ago 2017 12:51Altualizado em: sexta-feira, 04 ago 2017 18:20
DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO

Vida longa ao rock'n'roll!

Chamar o Rock and Roll de velho soa como heresia. Entretanto, dizer que é novidade já é forçar demais a barra. Afinal, o grande impulso divulgador desse gênero musical ocorreu em abril de 1954, com o lançamento de Rock Around The Clock, por Bill Halley & His Comets.

Nesses 63 anos, o Rock acompanhou e embalou importantes transformações culturais, sociais e comportamentais. Da juventude transviada da década de 50, passando pelos movimentos hippies de Paz e Amor dos anos 60/70, das lutas pelas igualdades de direitos e tantas outras das décadas que se seguiram, os roqueiros sempre tiveram presença marcante e posições definidas. Jamais pecaram por omissão.

Para quem, como eu, que nasceu junto com o rock'n'roll, que viu discos de rock sendo destruídos frente às câmaras de televisão e queimados em praça pública, que riu das previsões de que “esse tipo de música não resiste ao tempo” e outras asneiras do tipo, impossível disfarçar a alegria de ver que muitas mudanças são irreversíveis.

Como, por exemplo, ver um bisavô em plena atividade profissional, fazendo turnês e lançando música nova no dia do seu aniversário. Falo de Sir Michael Philip 'Mick' Jagger (oito filhos, cinco netos e uma bisneta), que no dia 26 de julho, quando completava 74 anos de idade, lançou o vídeo clip da música 'Gotta Get A Grip', do qual participam DJ’s de vários países, incluindo o brasileiro Alok.

Bem no estilo rock'n'roll, Mick Jagger também contrariou todas as previsões de que morreria cedo. E continua na estrada com The Rolling Stones, a maior banda de rock de todos os tempos, ao lado de Keith Richards, igualmente diversas vezes 'morto' pelos falastrões.

E falar de Rock sem falar de blues é como beber água sem saber que há uma nascente. Dessa maneira, também cabe aqui a homenagem ao decano George 'Buddy' Guy (inspiração para Jimi Hendrix e para os próprios Stones), que no dia 30 de julho completou 81 anos de idade. Em plena atividade. Vida longa ao rock'n'roll e a seus guardiões.

*Marco Damy é jornalista e músico

 

 

Leia Mais
  • Publicado por: Marco Damy
  • Postado em: quinta-feira, 03 ago 2017 10:12
Reprodução Reprodução

Este dia na história: de Jacqueline Kennedy a Hugo Chávez; Veja o que mais aconteceu em 28 de julho

Bom dia! Hoje é sexta-feira, 28 de julho de 2017. Hoje é dia de Santo Inocêncio I, um Papa da Igreja católica que viveu na Itália e morreu no ano de 417 com apenas 39 anos. Hoje também é dia do agricultor.

Neste dia, em 1919, Epitácio Pessoa assumia a presidência do Brasil após ser escolhido, em uma eleição indireta, pela Comissão Brasileira em Versalhes. Em 1938 morria o cangaceiro Virgulino Ferreira, o Lampião, e sua esposa Maria Bonita. Eles foram mortos por policiais em uma Emboscada em Angicos (Sergipe).

Em 1945, um avião norte-americano bateu no edifício Empire State, em Nova York, provocando a morte de 16 pessoas e ferindo 26.

Nasceram em 28 de julho a ex-primeira-dama norte-americano Jacqueline Kennedy Onassis (1929), o cartunista Jim Davis (criador do Garfield, 1945), o cantor Guilherme Arantes (1953), o ex-presidente da Venezuela Hugo Chávez (1954) e a cantora Daniela Mercury (1965).


 

 

Leia Mais
  • Publicado por: Gustavo Klein
  • Postado em: sexta-feira, 28 jul 2017 01:32Altualizado em: sexta-feira, 28 jul 2017 07:39
      Página Posterior >>
Sobre
Cinema, música, literatura, séries de tevê e muito mais. As últimas notícias. Entrevistas com quem faz cultura. As resenhas dos filmes em cartaz e das séries do momento. Os livros mais legais. Tudo isso e muito mais você encontra aqui, no Santa Cultura!