Divulgação Divulgação

Como se sair bem montando um currículo e na entrevista de emprego

O ano acaba de começar e com ele toda a agitação para colocar a vida nos trilhos. Essa é a época em que as pessoas costumam correr atrás da vida profissional e independência financeira mas isso não significa que as empresas estão contratando nessa época.

O cenário é muito variavel e o candidato que está a busca de um emprego deve sempre estar antenado de como o cenário está se comportando.

Sabemos que não existe uma formula mágica para conseguir  um emprego, porém existem comportamentos que podem te fazer ganhar ou perder pontos na hora de concorrer a uma vaga. Aqui colocamos algumas dicas e opiniões de pessoas reais para que você consiga estar preparado para conquistar seu espaço profissional.

Fernando Galvão, content aquisicion da empresa Indeed,  trabalha  gerando material de divulgação para empresas em busca de candidatos e dá valiosas dicas sobre o assunto:

"O Brasil é o único país que não tem uma padronização do curriculo. Por isso, criar um portfolio claro e direto, com as informações mais relevantes e deixando de lado detalhes como cursos não relacionados a vaga e idade pode ajudar na estrutura do curriculo. Hoje em dia, cada vez mais empresas tem buscado empregados por perfil profissional com atribuições claras e diretas".

O Indeed atua em 68 países com o lema "We Help People get Jobs" (Nós Ajudamos Pessoas a conseguir um emprego). a Empresas crealiza a conexão entre contratante e candidatos, auxiliando na escolha mais adequada para o envio do currículo. A idéia aqui é conseguir um emprego para a pessoa utilizando a plataforma, usando de todos os artifícios possíveis para completar a tarefa.

"Apesar de as vezes ser bem impressionante, um currículo com diversas folhas tem mais chances de acabar em uma gaveta. Hoje em dia o foco é objetividade. Com apenas uma folha você consegue sintetizar o básico necessário para se apresentar tanto pessoalmente quanto profissionalmente, deixando para o contratante poucas dúvidas a respeito do porque está se candidatando a aquela vaga", complementa Fernando.

Para a Servidora Publica, Patrícia Souza, montar um currículo deve ser "limpo". "No geral uma página é o suficiente para colocar seus dados, objeto profissional e experiências anteriores".

Um diferencial no currículo é detalhar os cargos já exercidos em tópicos. Explicar de maneira clara o que você já realizou. Se não for em um emprego anterior em um tópico de atividades e conhecimento, para que o contratante saiba o que você tem habilidade em fazer.

"Já na entrevista ter postura é primordial. Tentar ser o máximo claro e objetivo, sem desviar do foco do que está sendo perguntado. Se tiver algum tipo de restrição seja conciso e sincero desde o início, e saiba que você deve conciliar sua vida profissional com a pessoal".

Anote um passo-a-passo simples que pode te ajudar a seguir:

1 - Escreva seu currículo de modo a citar os seguintes tópicos:

- Perfil (Quem é você?)

- Acadêmicos (Onde estudou? Que atividades já exerceu?)

- Experiência Profissional (Já atuou em algum lugar? O que exercia?)

- Atividades extracurriculares (Já fez algum tipo de projeto ou hobby? Qual?)

- Objetivo Profissional (Por que você está se aplicando a vaga?)

2 - Ao formatar seu currículo pense no tamanho dos textos, quantas folhas ele ocupa e como será seu layout. Currículos minimalista são levados mais em conta por serem dinâmicos e diretos.

3 - Imprima seu currículo em folha branca A4 e guarde em um envelope. Vai mante-lo seguro de manchas e sujeiras e até mesmo amassados. Isso mostra asseio (zelo).

4 - Para a entrevista escolha roupas pouco chamativas e desconfortáveis. Opte por camisas e calça jeans. Um visual causal as vezes é melhor do que uma roupa muito formal.

5 - Saia com antecedência para não se atrasar para o horário marcado. Geralmente as empresas e agencias agendam várias entrevistas em um único dia e isso pode fazer com que você perca sua chance.

6 - Seja sincero e objetivo. Não fale demasiadamente ou se justifique, pois você pode perder o foco do que lhe foi perguntado.

7 - Mantenha-se atualizado sobre o ambiente do qual quer ingressar. Leia a respeito da empresa, como funciona e como você poderia somar para a mesma.

8 - Mantenha a calma sempre. Ouvir um "não" pode ser doloroso mas continue sempre correndo atrás do "sim".

9 - Seja prestativo e demonstre interesse ao final da entrevista. Mostre que você está interessado, mesmo que seja para uma vaga temporária, essas oportunidades podem lhe ajudar com a vaga definitiva.

Espero que esse post seja útil para todos a procura de emprego. Que os ventos soprem a favor sempre!

 

 

 

  • Publicado por: Sarah Campos
  • Postado em: quarta-feira, 10 jan 2018 00:15Altualizado em: quarta-feira, 10 jan 2018 01:01
  • emprego   cotidiano   curriculo   

Comentários (0)

Enviar Comentário
     
Sobre