Reprodução Reprodução

O Povo e o Presidente. Em 1982

Em tempos sem internet nem redes sociais, a televisão era - e continua sendo mesmo com outras tecnologias - um grande veículo de disseminação de ideias e conceitos. Imagine então o presidente da República respondendo perguntas enviadas por telespectadores uma vez por semana em 1982. Era a proposta inicial do programa O Povo e o Presidente, com apresentação de Ney Gonçalves Dias na Rede Globo, no final das noites de domingo, a partir de 30 de maio daquele ano.

A atração era gravada às quartas-feiras, no Palácio da Alvorada, com um João Baptista Figueiredo, último presidente da ditadura militar, sem terno e de paletó esporte. As cartas eram selecionadas por uma equipe de repórteres e redatores montada pelo Departamento de Jornalismo da TV Globo de Brasília. Quem não entrasse na lista, também recebia resposta individual, enviada pelos Correios, com timbre da Secretaria Particular da Presidência.

Com o tempo, no entanto, a atração foi mudando de concepção, em meio às críticas da oposição e da imprensa. Primeiramente, foi interrompida por causa das transmissões dos jogos da Copa do Mundo da Espanha, entre junho e julho, e retornou em agosto.

Já em 1983, o dia de transmissão foi alterado, passando para as quartas-feiras. E não foi apenas isso: as questões eram da produção do programa e da assessoria do Palácio do Planalto. A palavra povo do título da atração estava, pelo visto, cada vez mais em desuso. Em julho, nova parada, desta vez para que Figueiredo cuidasse de problemas cardíacos. Só retornou em 21 de setembro e logo foi cancelado por alterações que seriam feitas na grade da Rede Globo.

Confira uma chamada de O Povo e o Presidente, gravada em 22 de maio de 1982, oito dias antes da estreia, ensinando como seria a mecãnica do programa, bem como indicando o local para serem enviadas as correspondências, e que está no canal Arquivos1000.

Esta é apenas uma ínfima parte do acervo que você pode contribuir para manter vivo. O valor mínimo é R$ 20,00. Confira no link https://www.vakinha.com.br/vaquinha/por-um-acervo-esportivo-jornalistico-e-de-itens-historicos-vivo?fbclid=IwAR2RVxbNmQ_pprnzsj-RR7ZJE3Dt/zWLyy8nS6UGjCo9mTh2J0XZcp2XpKhY

 

 

Comentários (0)

Enviar Comentário
     
Sobre
Memória da Tevê. Comerciais antigos. Novelas, desenhos, séries, programas e curiosidades da telinha. Tudo o que você mais gosta de lembrar, num só lugar.