Divulgação Divulgação

“Without You”: o romantismo dos anos 70

Em 1970, uma banda britânica apoiada pelo estúdio Abbey Road, do grupo The Beatles, lançou o LP “No Dice”. Era a Badfinger, formada por Pete Ham, Mike Gibbins, Tom Evans e Joey Molland, com sucesso internacional e o lançamento de seis álbuns em quatro anos, mas com desfecho rápido e trágico, que teve como registro dramático a morte por suicídio de dois de seus integrantes.

Entretanto, apesar da ascensão meteórica da Badfinger e da boa vendagem desse álbum, uma canção composta por Pete Ham e Tom Evans e produzida por Geoff Emerick, não causou impacto imediato, mesmo com o refrão marcante escrito por Evans: “I can't live, if living is without you”.

Foi somente em 1971, quando o cantor norte-americano Nilsson resolveu dar-lhe novo arranjo musical, regravá-la e inseri-la em seu sétimo álbum, intitulado “Nilsson Schmilsson”, que a canção “Without You” tornou-se um single famoso.

Com a versão de Nilsson, a música permaneceu como número 1 da Billboard Hot 100 dos Estados Unidos por quatro semanas (entre 19 de fevereiro a 18 de março de 1972) e rendeu ao cantor um Grammy de melhor performance vocalista-masculino-pop em 1973.

Além disso, em 1972, recebeu o Disco de Ouro pela RIAA (The Recording Industry Association of America), pela vendagem de um milhão de cópias, além da indicação de melhor disco do ano. Como resultado do trabalho de Nilsson, em 1972, "Without You" foi a música que mais rendeu royalties para Ham & Evans e permaneceu durante 24 semanas em 3º lugar no Top 40 da Billboard.

Mais de 18 regravações de “Without You” já foram registradas. A versão de Mariah Carey, produzida por ela e por Walter Afanasieff, foi lançada como terceiro compacto do álbum “Music Box”, em 24 de janeiro de 1994, uma semana após Harry Nilsson morrer de ataque cardíaco.

Confira “Without You” na versão de Harry Nilsson, até hoje, a mais tocada.

*Marco Damy é jornalista e músico.

 

Harry Nillson "Without You"

 

 

  • Publicado por: Marco Damy
  • Postado em: sábado, 19 mai 2018 15:50

Comentários (0)

Enviar Comentário
     
Sobre
O melhor programa de videoclipes da Baixada Santista agora tem um blog com curiosidades, clipes e as melhores músicas da sua rádio preferida. Você também pode pedir sua música por aqui!