Divulgação Divulgação

The Beatles: o sonho acabou?

Há 48 anos, no dia 10 de abril de 1970, Paul McCartney anunciou a dissolução do mais famoso conjunto popular de todos os tempos. Formado em 1960 na cidade portuária de Liverpool (Inglaterra), The Beatles encerravam suas atividades, deixando atônitos e incrédulos (muitos afirmavam tratar-se apenas de “golpe publicitário”) milhões de fãs em todos os continentes.

A banda formou-se inicialmente com os jovens John Lennon (Liverpool, 09 de outubro de 1940 — New York, 08 de dezembro de 1980), Paul McCartney (Liverpool, 18 de junho de 1942), George Harrison (Liverpool, 25 de fevereiro de 1943 – Los Angeles, 29 de novembro de 2001), Stuart Sutcliffe (Edimburgo, Escócia, 23 de Junho de 1940 - Hamburgo, Alemanha, 10 de Abril de 1962) e Pete Best (Madras / Índia, 24 de novembro de 1941), que já faziam sucesso em shows nos cabarés de Liverpool e Hamburgo, na Alemanha pós-guerra.

Stu deixou o grupo em 1961. Pete Best em 1962. Com a formação John, Paul, George e Ringo Starr surgiu então o “fab four”, que durante sete anos de composições, shows e gravações em estúdios transformaram, além da música, os costumes de toda uma geração, influenciando socialmente, culturalmente e intelectualmente a própria vida no planeta.

The Beatles tiveram mais álbuns em número 1 nas paradas britânicas do que qualquer outro grupo musical. Segundo a RIAA (Recording Industry Association of America), venderam mais álbuns nos Estados Unidos do que qualquer outro artista.

Quase meio século após o encerramento da banda, seus álbuns permanecem em catálogos, lançados e relançados, alcançando número estimado em mais de um bilhão de discos vendidos em todo o mundo. Um fenômeno, que a imprensa mundial chama de "Beatlemania".

Já foram honrados com oito Grammy Awards e 15 Ivor Novello Awards da BASCA. E coletivamente incluídos na compilação da revista Time das 100 pessoas mais importantes e influentes do século XX. Em 2008, a Billboard divulgou lista dos top-selling de todos os tempos dos artistas Hot 100 para celebrar o cinquentenário das paradas de singles dos Estados Unidos: The Beatles permaneceu em primeiro lugar.

De fato, o sonho ainda não acabou. Aprecie “All You Need Is Love” (Lennon/McCartney), composta em 1967 para a primeira transmissão de TV ao vivo via-satélite, para 26 países das Américas, Europa, Escandinávia, África, Austrália e Japão.

*Marco Damy é jornalista e músico.

 

The Beatles - All You Need Is Love

 

 

  • Publicado por: Marco Damy
  • Postado em: segunda-feira, 23 abr 2018 23:50Atualizado em: segunda-feira, 23 abr 2018 23:58

Comentários (0)

Enviar Comentário
     
Sobre
O melhor programa de videoclipes da Baixada Santista agora tem um blog com curiosidades, clipes e as melhores músicas da sua rádio preferida. Você também pode pedir sua música por aqui!