Divulgação Divulgação

O rock romântico de Bryan Adams

Por fora! Brega! Careta! Quadrada!

Inúmeros são os adjetivos pejorativos atribuídos às músicas românticas, na grande maioria das vezes por pessoas que se autodenominam “entendidas” e “de vanguarda”.

Isso, porém, em nada influencia a enorme aceitação popular por canções de linha melódica suave e letras que destacam e realçam o Amor. Até mesmo os mais radicais grupos metaleiros já deixaram à posteridade músicas com grande dose de romantismo.

Na linha roqueira, um dos mais bem sucedidos autores de baladas de sucesso é, sem dúvida, o cantor, guitarrista, compositor e fotógrafo canadense Bryan Adams.

Filho de diplomata, em 1969, aos 10 anos ganhou o seu primeiro violão, presente de um empresário angolano. Aos 14, já participava de apresentações e, aos 15, tomou a decisão que nortearia a sua vida: deixou a escola e ingressou em sua primeira banda, viajando pelo Canadá. Aos 18, já estava contratado por uma gravadora.

Dez anos depois, Bryan Adams já era um dos mais bem-sucedidos músicos do mundo, somando, até agora, mais de 100 milhões de álbuns vendidos.

Lançado em 1991, o álbum “Waking up the neighbours” continha a canção "(Everything I do) I do it for you", de Bryan Adams, Michael Kamen e Robert Lange, que conquistou sucesso estrondoso e fez parte da trilha sonora do filme "Robin Hood: Prince of Thieves".

Bryan Adams também é reconhecido por canções românticas, como "Heaven" e “Summer of 69”, do seu terceiro álbum “Reckless” (1984) e "Please Forgive Me", do álbum “So Far, So Good” (1993), dentre muitas outras.

Aqui, você confere versão ao vivo de “(Everything I Do) I Do It For You”, refletindo: “Você sabe que é verdade. Tudo que eu faço, Eu faço por você.”

*Marco Damy é jornalista e músico.

 

 

  • Publicado por: Marco Damy
  • Postado em: sexta-feira, 01 jun 2018 22:32

Comentários (0)

Enviar Comentário
     
Sobre
O melhor programa de videoclipes da Baixada Santista agora tem um blog com curiosidades, clipes e as melhores músicas da sua rádio preferida. Você também pode pedir sua música por aqui!