Divulgação Divulgação

Há 50 anos, 'Ponteio' vencia o 3º Festival da MPB

Sou fã dos discos de vinil. À época do CD, remei contra a maré: aproveitei as doações e a queda drástica dos preços e ampliei ainda mais a minha discoteca. E foi revendo alguns dos álbuns antigos que me deparei com um LP, de 1967, intitulado “3º festival da música popular brasileira” (assim mesmo, tudo ‘caixa baixa’, ou letra minúscula, como queira).

Chamado pela revista Veja de “o festival que mudou a música popular brasileira”, esse importante evento mexeu com o país e acirrou as torcidas para este ou aquele compositor, disputas sempre fundamentadas na qualidade das letras e das composições musicais.

Basta lembrar que o grande vencedor daquela noite histórica, em outubro de 1967, portanto, há 60 anos, foi Edu Lobo, com 24 anos de idade, e a sua canção “Ponteio”.

Atrás dele, vieram "Domingo no Parque" (Gilberto Gil) – intérpretes: Gilberto Gil e Os Mutantes; “Roda Viva" (Chico Buarque) – intérpretes: Chico Buarque e MPB4; "Alegria, Alegria" (Caetano Veloso) – intérpretes: Caetano Veloso e Beat Boys; "Maria, Carnaval e Cinzas" (Luiz Carlos Paraná) – intérprete: Roberto Carlos; e "Gabriela” (Francisco Maranhão) – intérpretes: MPB4. Elis Regina levou o Prêmio Melhor Intérprete com "O Cantador" (Dori Caymmi e Nelson Motta).

Um momento marcante foi quando Sérgio Ricardo, interpretando sua composição “Beto Bom de Bola”, irritado com as vaias, quebrou o violão e arremessou-o contra o público. Foi desclassificado.

A indiscutível importância do 3º Festival da MPB, realizado pela TV Record de São Paulo, mereceu a produção de um documentário: “Uma Noite em 67”, lançado em 2010 e dirigido por Renato Terra e Ricardo Calil. Para quem ainda não viu, vale a pena conferir.

Marco Damy é jornalista e músico.

 

 

  • Publicado por: Marco Damy
  • Postado em: quarta-feira, 18 out 2017 12:31Altualizado em: quinta-feira, 19 out 2017 17:58

Comentários (0)

Enviar Comentário
     
Sobre
O melhor programa de videoclipes da Baixada Santista agora tem um blog com curiosidades, clipes e as melhores músicas da sua rádio preferida. Você também pode pedir sua música por aqui!