Divulgação Divulgação

E O ROCK CHEGOU, NA CAUDA DO COMETA

Se há algo neste mundo que se recusa a envelhecer, isso é o Rock and Roll.

Décadas após o seu surgimento, o rock ainda preserva e se alimenta do vigor da juventude e da rebeldia, embora alguns de seus maiores ícones ainda vivos ostentem vastas cabeleiras brancas e estejam mais próximos de serem centenários do que teenagers.

Um desses ídolos preservados pela História, se ainda estivesse vivo, completaria 93 anos de idade no dia seis de julho de 2018. Seu nome: Willian John Clifton. Sabe quem foi? Não? E se o chamarmos de Bill Haley? Pois é. Bem mais fácil identificá-lo pelo apelido e pelo nome do conjunto que o consagrou: Bill Haley & His Comets.

Em 1946, Bill Haley formou seu primeiro grupo, para tocar música country. Em 1951, ele decidiu juntar ao seu estilo algumas características de músicas de raízes negras, criando um novo som: Rockabilly.

Em 1952, sob o nome The Saddlemen, gravou "Rocket 88" e "Rock this Joint". O sucesso foi satisfatório.

Em 1952, definitivamente denominado Bill Haley & His Comets, lançou "Crazy Man Crazy", o primeiro rock a entrar na parada norte-americana.

Dois anos depois, em 1954, gravou “Rock Around the Clock”, que alcançou sucesso internacional em 1955, como trilha sonora do filme “BlackBoard Jungle” (no Brasil, “Sementes de Violência”), desencadeando uma revolução musical que abriu as portas para os rockstars que surgiram posteriormente.

Bill Haley esteve no Brasil em 1958 e em 1975. Ele morreu em 1981, aos 55 anos, deixando outras gravações de sucesso mundial, como "Shake, Rattle and Roll" e "See You Later Alligator". Mais de 100 músicos diferentes tocaram no conjunto Bill Haley & His Comets, entre 1952 e 1981.

A música de Bill Haley permanece viva, mais de seis décadas após seu lançamento, o que faz o Rock and Roll jovem para sempre.

*Marco Damy é jornalista e músico.

 

 

  • Publicado por: Marco Damy
  • Postado em: sexta-feira, 06 jul 2018 19:57

Comentários (0)

Enviar Comentário
     
Sobre
O melhor programa de videoclipes da Baixada Santista agora tem um blog com curiosidades, clipes e as melhores músicas da sua rádio preferida. Você também pode pedir sua música por aqui!