Reprodução Reprodução

David Bowie: A Viagem do Camaleão

136 milhões de álbuns vendidos. Isso, por si só, poderia definir a magnífica trajetória musical do cantor londrino David Robert Jones, mundialmente conhecido como David Bowie. Porém, para o “Camaleão do Rock”, ainda é pouco.

Em 50 anos de carreira, David Bowie criou e imortalizou diversos personagens, desde 1969, quando se projetou internacionalmente com a canção “Space Oddity”, registrando a história do astronauta “Major Tom” e sua crise depressiva durante a missão espacial.

Em 1972, o “Camaleão” retornou ainda mais ousado, com a figura de “Ziggy Stardust”, andrógino e extravagante, interpretando o sucesso “Starman”, do aclamado álbum “The Rise and Fall of Ziggy Stardust and The Spiders from Mars”.

Pronto. Não havia mais barreiras para David Bowie. Fosse com o rosto maquiado e desenhado com cores extravagantes e purpurina, fosse com ternos de corte clássico ou casacos de couro e calças rasgadas, havia sempre multidão para assisti-lo em seus shows e milhões de compradores para qualquer um dos seus 26 álbuns lançados (quanto mais antigos e raros, mais caros).

E quem viveu como um meteoro também surpreendeu na despedida. David Bowie morreu em Manhattan no dia 10 de janeiro de 2016, dois dias após completar 69 anos de idade e de lançar seu último álbum em vida: “Blackstar”. Da doença incurável que o vitimou (da qual ele soube 18 meses antes de morrer) fez questão de mantê-la em sigilo.

No Reino Unido, David Bowie foi premiado com nove Discos de Platina, 11 de Ouro e oito de Prata. Nos Estados Unidos, onde encerrou a sua viagem, conquistou cinco discos de Platina e sete de Ouro. Esse foi o verdadeiro e único “Camaleão do Rock”.

* Marco Damy é jornalista e músico

 


 

 

  • Publicado por: Marco Damy
  • Postado em: segunda-feira, 15 jan 2018 16:30

Comentários (0)

Enviar Comentário
     
Sobre
O melhor programa de videoclipes da Baixada Santista agora tem um blog com curiosidades, clipes e as melhores músicas da sua rádio preferida. Você também pode pedir sua música por aqui!