Divulgação Divulgação

Carpenters, a dupla que confrontou o rock pesado

Grupos musicais formados por pessoas de uma mesma família, principalmente irmãos, são comuns em todas as partes do planeta. Poucos, porém, tiveram trajetória tão rápida e marcante como a dupla formada por Karen Carpenter e seu irmão Richard, que em pouco mais de uma década gravaram 11 álbuns, cinco dos quais atingiram o Top 10 das paradas internacionais.

A história começou em 1963, quando a família mudou-se de Connecticut para a Califórnia para que Richard, com 17 anos, aperfeiçoasse seus conhecimentos musicais. Karen, com 13 anos, ainda preferia atividades esportivas. Na escola, formaram com colegas o sexteto Spectrum. Mas decidiram seguir em dupla, com Richard ao piano e Karen na bateria, e ambos cantando. Até que foram percebidos pela atriz Petula Clark e apresentados ao músico Herb Alpert, dono da A&M Records.

O primeiro álbum, “Offering” (1969), continha canções de Richard do tempo do Spectrum e uma versão de “Ticket to Ride” (Lennon / McCartney), que alcançou sucesso imediato, a ponto de mudar a denominação original do disco. Em 1970, os Carpenters já eram mundialmente conhecidos com o lançamento de “(They Long to Be) Close to You” (Burt Bacharach / Hal David), que chegou ao 1º lugar, onde permaneceu por 14 semanas.

Vieram as bem sucedidas turnês nos Estados Unidos, no Reino Unido, no Japão, na Austrália, nos Países Baixos, no Brasil e na Bélgica. E, numa época em que grupos importantes de rock pesado faziam sucesso, os Carpenters excursionavam e vendiam milhões de discos com suas músicas suaves e românticas.

O sucesso repentino e a avalanche de shows cobrou um preço excessivamente alto: Karen desenvolveu anorexia nervosa e, em 1975, viu-se forçada a cancelar apresentações no Reino Unido e no Japão. Seu irmão Richard desenvolveu dependência de soníferos. A situação de ambos agravou-se. Em 1978, encerraram as turnês e buscaram tratamento médico hospitalar.

Karen Carpenter, mesmo em tratamento, faleceu no dia 04 de fevereiro de 1983. Seu irmão Richard Carpenter tratou-se e livrou-se da dependência química. Entretanto, a dupla de tanto sucesso já não existia mais.

Ainda hoje, 35 anos após a morte de Karen, os Carpenters mantem legiões de admiradores em todos os continentes.

Aqui você confere o vídeo da gravação de outro grande sucesso dos Carpenters: “Only Yesterday”.

*Marco Damy é jornalista e músico.Youtube

 

 

  • Publicado por: Marco Damy
  • Postado em: sexta-feira, 08 jun 2018 20:28Atualizado em: sexta-feira, 08 jun 2018 20:40

Comentários (0)

Enviar Comentário
     
Sobre
O melhor programa de videoclipes da Baixada Santista agora tem um blog com curiosidades, clipes e as melhores músicas da sua rádio preferida. Você também pode pedir sua música por aqui!