REPRODUÇÃO REPRODUÇÃO

Britânica ou americana? America e suas canções inesquecíveis

É correto dizer que um grupo musical é norte-americano, por seus integrantes serem estadunidenses? Ou britânico, por eles terem morado, formado a banda e feito sucesso internacional a partir da Inglaterra? A questão surgiu recentemente, quando publiquei n’A Barca do Conde um post sobre a banda America, baseado em informações fornecidas pelo Wikipedia, que classifica o grupo como “uma banda britânica de folk rock muito popular no início e meio dos anos 1970”.

Ronaldo Soriano, meu amigo de longa data, curtiu a publicação, mas observou: “Estudavam na Inglaterra e começaram a banda lá, mas são americanos...”. Em parte, ele tem razão. De acordo com a Wikipedia, “Gerry Beckley, Dan Peek e Dewey Bunnell eram três americanos muito jovens, que na época em que foram descobertos (por Jerry Lordan), em 1970, viviam em Londres”.

Aprofundei a pesquisa. Na “Enciclopédia do Rock”, da editora Três, publicada pela revista SomTrês na década de 1980, encontrei a informação de que “todos o seus integrantes estudaram na mesma escola, em Londres, e eram filhos de americanos residentes na Inglaterra, sendo que Gerry Beckley e Dan Peek nasceram nos Estados Unidos e Dewey Bunnel, na Inglaterra”.

Informação correta é importante. No caso do America, que continua “na estrada”, polêmicas à parte, restam suas inesquecíveis canções, sempre presentes na programação da 107,7 Santa Cecília FM, conforme bem lembrou o Gustavo Klein.

Uma amostra desse excelente repertório é a música “A Horse With No Name”, do álbum “America”, o primeiro do grupo, lançado em 1971 e ainda hoje um grande sucesso musical. Aproveite!

*Marco Damy é jornalista e músico



 

 

  • Publicado por: Marco Damy
  • Postado em: sexta-feira, 05 jan 2018 12:35Altualizado em: sexta-feira, 05 jan 2018 23:32

Comentários (0)

Enviar Comentário
     
Sobre
O melhor programa de videoclipes da Baixada Santista agora tem um blog com curiosidades, clipes e as melhores músicas da sua rádio preferida. Você também pode pedir sua música por aqui!