Divulgação Divulgação

“Alone Again”, o sucesso que não admite plágio

Algumas canções possuem letras e linhas melódicas que lhes permitem estarem classificadas dentre as mais tristes do planeta. Esse, sem dúvida, é o caso de “Alone Again (Naturally)”, sucesso de 1972 do compositor e cantor irlandês Gilbert O’Sullivan.

A música retrata a dor de um homem abandonado pela mulher e que chega a pensar em terminar com a própria vida ao lembrar que, além de ver destruído o sonho do casamento, ainda chorava a morte de seu pai e de sua mãe.

O relato dramático atingiu tal aceitação popular que a canção liderou as paradas americanas por seis semanas, merecendo inúmeras regravações ao longo desses 46 anos. Entretanto, o sucesso não veio fácil.

Raymond Edward O’Sullivan nasceu na cidade irlandesa de Waterford no dia 1 de dezembro de 1946. No início da década de 1960 mudou-se para Londres em busca de oportunidades como cantor e compositor.

Sem êxito em seus primeiros lançamentos, perdeu o primeiro contrato, mas, foi encontrado por Gordon Mills, então empresário do cantor Tom Jones, que mudou sua aparência, arranjou-lhe nova gravadora e garantiu-lhe o lançamento de seus primeiros sucessos.

Nessas quase cinco décadas, de todas as regravações de “Alone Again (Naturally)”, uma obteve reação imediata de Gilbert O’Sullivan: em 2013, ele processou o rapper norte-americano Biz Markie, por ter usado parte de sua melodia sem pedir-lhe permissão.

Na ocasião, Gilbert O’Sullivan justificou a sua atitude afirmando: "A música significa muito para muitas pessoas. Não permitirei que seja usada para fins de karaokê ou comerciais. Eu irei ao meu túmulo para defender a música e garantir que ela nunca seja vista em um cenário cômico, o que é ofensivo para aqueles que a compraram pelas razões certas."

Aprecie, no link, a versão original de “Alone Again (Naturally)”, que já alcançou mais de 50 milhões de visualizações.

* Marco Damy é jornalista e músico

 

Alone Again

 

 

  • Publicado por: Marco Damy
  • Postado em: segunda-feira, 14 mai 2018 12:06

Comentários (0)

Enviar Comentário
     
Sobre
O melhor programa de videoclipes da Baixada Santista agora tem um blog com curiosidades, clipes e as melhores músicas da sua rádio preferida. Você também pode pedir sua música por aqui!