Centenas de peixes aparecem mortos na praia do Itararé, em São Vicente


377 dias atrás
Por: #Santaportal - Em 13/02/2017 às 12:22
Centenas de peixes aparecem mortos na praia do Itararé, em São Vicente Santaportal

SÃO VICENTE - Banhistas que foram a praia do Itararé, em São Vicente, neste fim de semana, ficaram intrigados com a quantidade de peixes mortos trazidos pela maré para a faixa de areia. Em toda e extensão da orla era possível encontrar peixes mortos de vários tamanhos. A maré também trouxe bastante sujeira. Além de gravetos e pedaços de madeira, era possível encontrar vários objetos como sapatos e embalagens de plástico.

O Santaportal conversou com o biólogo Matheus Rotundo, professor na Universidade Santa Cecília (Unisanta) sobre o ocorrido. Segundo ele, os peixes, na maioria canguás e bagres, são jogados ao mar por pescadores que lançam as redes próximo a costa, para pegarem camarão. Como não são consumidos, e tem baixo valor comercial, esses peixes acabam sendo descartados e vem parar na areia trazidos pela maré.

Ainda segundo o professor, o problema além do odor ruim provocado pela quantidade de animais mortos, é algum banhista pisar em um bagre e se ferir gravemente. Já tivemos exemplos de casos assim nas praias da região. Quanto ao lixo, o professor esclarece que, os detritos muitas vezes são jogados no estuário, no mangue e a maré traz para a praia. A sujeira pode ser atribuída ainda à falta de conscientização dos banhistas que não recolhem o lixo.

Calendário