Cadeia Velha vai abrigar Agem e Projeto Guri; mudança não agradou classe artística


76 dias atrás
Por: #Santaportal - Em 11/01/2017 às 12:41
Cadeia Velha vai abrigar Agem e Projeto Guri; mudança não agradou classe artística Yonny Furukawa/Santa Cecília TV

SANTOS - A Cadeia Velha de Santos será a nova sede da Agência Metropolitana (Agem) da Baixada Santista, e também vai receber os cursos do Projeto Guri. A mudança foi anunciada na manhã de hoje (11) em uma entrevista coletiva, e não agradou a classe artística da região.

O secretário estadual da Cultura José Roberto Sadek e o subsecretário de Assuntos Metropolitanos Edmur Mesquista falaram sobre as mudanças, e alegaram que as Oficinas Culturais Pagu, que eram realizadas no local, estão suspensas por tempo indeterminado.

Ainda de acordo com as informações anunciadas na coletiva de imprensa, as mudanças passam a valer no mês que vem. A Agem vai pagar a manutenção do prédio e os custos básicos, e ficará com o andar de cima do imóvel. Os cursos do Projeto Guri são na área musical, e não tem custos aos alunos. Atualmente o projeto é realizado no Sambódromo Draúzio da Cruz, e agora ficará no andar térreo da Cadeia Velha.

Os representantes da classe artística que estiveram no local não concordaram com o fechamento das Oficinas, e pretendem se mobilizar para tentar mudar este cenário.

Depois de cinco anos fechada para reforma, a Cadeia Velha retomou as atividades no mês de agosto de 2016. Porém no fim do ano passado o pesadelo de ver o local fechado voltou. A unidade foi uma das cerca de dez oficinas culturais fechadas pelo interior e litoral paulista, por razões financeiras.

Os custos com a reforma do local passou de R$ 10 ao Governo do Estado. Quando a unidade foi reaberta, o equipamento não contava com auditório pronto, pouco mobiliário, e ainda precisa de pequenos reparos.

Calendário de notícias